Leandro Pires de Assis
Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)Bom dia a todos.
Sou totalmente leigo em contabilidade, e preciso de um help de vocês.
Tenho uma empresa, fazemos games e outros conteúdos para celulares e os distribuímos para uma operadora de telefonia móvel.
Como é feito hoje: 1.000 usuários da operadora fazem download dos nossos jogos ou de conteúdos nossos (um exemplo), a operadora nos repassa um relatório, emitimos NF para ela, que nos paga em 30 dias.
Nesse relatório que ela nos envia, consta o valor bruto que esses downloads e acessos aos nossos conteúdos geraram, então são descontados tributos (27,18% de ICMS, 0,65% de PIS e 3% de COFINS), do líquido restante é calculado nosso repasse, e emitimos uma NFe de serviços a ela.
Dessa NF emitida, são ainda retidos 1,5% de IRRF, 0,65% de PIS, 3% de COFINS e 1% de CSLL, ou seja, do valor que emitimos, é pago um valor 6,15% menor.
Nem sei se isso é correto ou não (ter algum esclarecimento de alguém que entenda disso já me ajudaria), mas minha dúvida principal vem agora:
Estamos começando a trabalhar como integradores também, o que significa que estamos colocando conteúdos de empresas terceiras na operadora paralelamente ao nosso. Daqui em diante, a operadora vai nos pagar, e teremos que repassar parte do recebido para essas empresas terceiras.
Como que lido com a questão do IR nosso?
O que quero dizer:
Supondo que a operadora nos pague R$ 10.000,00 líquido num mês X. Descontar os 6,15% retidos na NF antes de repassar o valor da empresa terceira OK, pretendo fazer, mas eu desconto também o que pagaremos de IR sobre o que recebemos da operadora?
O que me chama a atenção é que aparentemente a operadora não desconta nada de IR pago por ela ao governo no relatório gerado pelos nossos conteúdos - somente desconta os tributos acima descritos, mas por outro lado, acho estranho que eu tenha que pagar IR sobre os R$ 10.000,00 do exemplo, mesmo que parte desse dinheiro tenhamos que repassar a 3os (não é dinheiro nosso).
Como funciona isso?
Agradeço muito, muito mesmo, a atenção de vocês.