Thiagoinfo
Bronze DIVISÃO 2 , Técnico InformáticaBom dia pessoal,
Claro antes de abrir esse tópico eu li todas informações e colocações aqui e principalmente as do Saulo e estou já bastante esclarecido do IRPF.
Mas queria auxilio no seguinte:
Sou MEI desde 2009 e declarei uma renda de R$ 27600 que pelas leituras que fiz, seria:
27600 x 16% = 4.416,00 rendimentos isentos
27600 - 4.416,00 = 23.184,00 rendimentos tributáveis recebidos de PJ.
Como estou dentro do limite de isenção, logo não sou obrigado a entregar a declaração este ano correto?
Mas como estou querendo financiar um imóvel o IRPF iria me ajudar, neste caso eu posso fazer a declaração?
Pelo desconto simplificado eu não pagarei imposto.
Eu estou simulando aqui e no caso de eu realmente fazer, queria auxílio.
1. Identificação do contribuinte eu já preenchi corretamente e na natureza da ocupação selecionei (14 - MEI), está correto?
2. Rendimentos tributáveis recebidos de PJ:
- Nome da fonte coloquei como consta no meu CNPJ
- CNPJ da fonte pagadora, coloquei meu CNPJ MEI
- Rendimentos recebidos de pessoa jurídica: R$ 23.184,00
- Contribuição previdenciária oficial, devo colocar a contribuição do INSS do MEI?
Queria saber se essas informações estão corretas, pelo que entendi não devo colocar o INSS do MEI pois são pessoas diferentes, certo?
3. Rendimentos isentos e não tributáveis
- No campo 09 (Rendimentos de sócio ou titular de microempresa) coloquei R$ 4.416,00
Está correto?
Pelo que entendi dos tópicos aqui estaria correto, mas queria ter certeza. No caso no ano que vem se eu também ficar isento eu posso deixar de apresentar a IRPF ou como apresentei em 2012, terei que apresentar nos anos posteriores?
E não tenho contabilidade, nem pró-labore, ainda assim está correto o IRPF? Se um dia precisar apresentar os comprovantes que a fonte pagadora emitem ao seus funcionários como farei? Ou não preciso?
Agradeço desde já e espero que alguém possa me auxiliar.