x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 22.331

Erro no informe de rendimentos?

Joao F Oewel

Joao F Oewel

Iniciante DIVISÃO 3 , Médico(a) Pediatra
há 13 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 17:53

Ola, novos amigos!
Sempre faço minha declaração de imposto de renda seguindo os informes de rendimentos fornecidos pelas empresas. Mas sempre confiro, dados por dados, somando os contra-cheques inclusive.
Nunca tive problemas.
Esse ano me deparei com uma situação estranha pra mim. O informe de rendimentos nao bate com a minha soma em nenhum dos campos (total de rendimentos, IRRF, INSS, etc...)

Revisando somas e contra-cheques consegui chegar a fonte de 2 dos problemas. IRRF e INSS diferem pq o Informe de Rendimentos fornecido pela empresa nao contabilizou os valores dos mesmos que foram incidentes no 13º salario. Isso é correto? INSS e IRRF do 13º não entra?

Ja o valor do total de rendimentos continua me tirando o sono. Sao R$1840,00 de diferença pra menos. Ja somei varias vezes. Estou somando o campo "Vencimentos" que é o total de todos os ganhos mensais, esta certo? Não estou somando o 13º ao total dos rendimentos.

Se puderem me ajudar... agradeço antecipadamente!

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 12:02

Bom dia dr. João,

Voce não recebeu esposta ainda porque postou em sala errada, vou tentar ajudar ok?

Os rendimentos de 13º salario são de tributação exclusivamente na fonte e como tal ser informados, portanto seu informe está correto.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).

Visitante não registrado

há 13 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 12:38

João,

Não esqueça que o Imposto de Renda da Pessoa Física segue o regime de caixa. Então, se você recebe no mês seguinte ao mês recebido você deverá somar os contracheques de dezembro do ano anterior ao ano base a novembro do ano base. Desta forma forma você terá os rendimentos de janeiro a dezembro do ano base.

Joao F Oewel

Joao F Oewel

há 13 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 12:39

Ola, Elisabete.
Eu postei a mensagem na area de contabilidade e ela foi transferida pra ca. Acho que agora ela deva estar na area correta.

Obrigado pela resposta.

Sabe me informar sobre a parte do Total de Rendimentos? Ja somei diversas vezes e continua dando um valor diferente.

Ate mais!

Arnaud: obrigado pela resposta.

Entrei na Prefeitura em março. Portanto tenho de somar de Março a dezembro certo? Excluindo o 13º. Não bate a conta.

O pagamento funciona da seguinte forma. Por exemplo: Trabalho julho e recebo o salario correspondente no final de agosto.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 13:15

Boa tarde João,

Ocorrendo inexatidão nas informações, tais como salários que não foram pagos nem creditados no ano calendário ou rendimentos tributáveis e isentos computados em conjunto, o interessado deve solicitar à fonte pagadora outro comprovante preenchido corretamente.

Na impossibilidade de correção, por motivo de força maior, o contribuinte pode utilizar os comprovantes de pagamentos mensais, ficando sujeito à comprovação de suas alegações, a critério da autoridade lançadora.

Fonte: parte da Resposta 051 do Perguntão IRPF 2012.

...

há 13 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 13:27

Olá João,

Entrei na Prefeitura em março. Portanto tenho de somar de Março a dezembro certo? Excluindo o 13º. Não bate a conta.

Trabalho julho e recebo o salario correspondente no final de agosto.

Neste caso se quer conferir o informe, some os contra-cheques de Março a Novembro, excluindo o 13º salario.
O Mes de Dezembro voce recebeu em Janeiro/2012, portanto não some este ok?

Abraços.

Joao F Oewel

Joao F Oewel

há 13 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 13:40

Neste caso se quer conferir o informe, some os contra-cheques de Março a Novembro, excluindo o 13º salario.

Mas o salario de novembro eu recebi em Dezembro, ele não entra?

A diferença de valores, é de 1840 para menos. Quer dizer a minha soma é maior que a do informe. Se eu retirar dezembro a soma deles vai ficar maior em aprox 16mil. Continua errado.

tem algum vencimento que nao entre, como insalubridade, auxilio alimentacao??

há 13 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 13:49

João,

Eu disse para voce somar os contra-cheques de Março a Novembro porque voce informou acima que recebe o salario de Julho em Agosto, portante o salário de Dezembro/2011 voce recebeu em Janeiro/2012.

Sim existem vários beneficios, como por exemplo Auxilio Alimentação que não inside IR portanto fica fora da DIRF.

Voce deve questionar o Departamento Pessoal do seu empregador para verificar estas diferenças.

Abraços.

Joao F Oewel

Joao F Oewel

há 13 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 17:27

Então é esse o erro, Elisabete
Estava somando o auxilio alimentacao e o abono de natal. Agora a conta bateu,

Só mais uma coisa.. eheheh

Em um dos meus informes existe uma quantida relatada no campo:
Rendimentos recebidos acumuladamente Art.12-a da Lei N 7.713 de 1998
Total de Rendimentos (inclusive ferias e 13º) Exercicio Anterior

Onde entra isso? Pois nesse informe ja tem um Total de rendimentos do ano anterior separado.

Obrigado

há 13 anos Quinta-Feira | 8 março 2012 | 18:16

João,

Rendimentos recebidos acumuladamente Art.12-a da Lei N 7.713 de 1998
Total de Rendimentos (inclusive ferias e 13º) Exercicio Anterior

Devem ser informados na ficha Rendimentos Tributaveis Recebidos Acumuladamente.
OBS: Abra a ficha e aperte a tecla F1, lá tem todas as informações que voce precisa para declarar corretamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade