FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 8
acessos 52.634
Imposto de Renda - 2 fontes pagadoras
Leandro Simeao
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Suporte
há 13 anos Sábado | 10 março 2012 | 19:57
Olá pessoal.
Estou fazendo minha declaração de imposto de renda, e tenho duas fontes pagadoras.
Uma tive rendimentos totais de R$ 15.000,00 (sem imposto retido na fotne) e a outra tive rendimentos totais de R$ 30.000,00 (com imposto retido na fonte).
Preciso declarar a fonte pagadora que não teve imposto retido na fonte?
Obrigado
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 11 março 2012 | 09:34
Bom dia Leandro,
Você está obrigado a declarar todos os rendimentos percebidos durante o ano de 2011, independentemente da quantidade de fontes pagadoras destes e mesmo que tais rendimento sejam isentos, tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte
A conhecida Declaração de Imposto de Renda na verdade denomina-se "Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física".
Ajuste anual, porque é nesta declaração que o contribuinte prestará contas do imposto de renda não retido na fonte. Seu caso é um exemplo típico. Você não ganhou apenas R$ 30.000,00 na realidade ganhou R$ 45.000,00 e só pagou o imposto dos R$ 30.000,00
Agora deve declarar os R$ 45.000,00 e ajustar o imposto de renda devido.
Caso "se esqueça" de declarar os rendimentos percebidos de alguma fonte pagadora, certamente ficará em Malha Fina, pois estas irão informar à Receita Federal os tais pagamentos.
...
Washington Luiz Ramos Cruz
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 11 março 2012 | 14:49
Boa tarde!
Caros amigos, percebo em rendimentos R$ 2.000,00 mais sendo R$ 1.500,00 em um emprego e R$ 500,00 em outro emprego, sendo que nenhum dos empregos teve retenção pois não atingir o limite.
Diante do caso como faço para declarar meu IRPF 2012.
Abraços Washington
Saulo Heusi
há 13 anos Segunda-Feira | 12 março 2012 | 10:53
Bom dia Washington,
Leia a resposta (imediatamente acima de seu questionamento) dada ao Leandro que teve a mesma dúvida.
Se necessitar de maiores esclarecimentos, torne a entrar em contato.
...
Leandro Simeao
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Suporte
há 13 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 17:38
Olá, muito obrigado pela resposta.
Um outro caso: Tenho duas fontes pagadoras, uma de 10.000,00 e outra de 23.000,00, nenhuma das duas, individualemnte, atingiu o teto para a declaração porem a duas juntas atinge. Nesse outro exemplo preciso declarar normalmente o IR certo?
Gabriela Meneses
Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 17:42
Sim. E é o mesmo embasamento das perguntas anteriores
Peterson
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 17:59
Se a soma dos rendimentos tributáveis (salários, prolabore, alugueis, RPA, etc)for superior a R$ 22.487,25 em 2012 você está obrigado a declarar TODAS as fontes de renda, independente de haver retenção de Imposto de Renda.
Att
Ilton Alves de Sousa
Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a)
há 12 anos Domingo | 18 novembro 2012 | 14:18
Olá! Sei que não éstá ainda no tempo de Declarar o IR, Mas, tenho algumas dúvidas, como já li a resposta dada à pergunta do Simeão, ainda tenho dúvida. A partir desse ano tenho um outro trabalho e não sei como fazer, pois em um tenho o valor precisa a ser declarado e o outro, não. Porém quero saber: Como faço para fazer a dedução daquele que não alcançou o valor? e Se o devo declara em qual tipo: Na Simples ou na de Ajuste Anual?
Obrigado.
Ilton.
Saulo Heusi
há 12 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 07:30
Bom dia Ilton,
Desde que se disponha ou seja obrigado a apresentação da DIRPF, estará obrigado também a informar todos os rendimentos independentemente do fato de atingirem (ou não) o limite de retenção do imposto de renda.
Vale dizer, não existem "valores não obrigados a declarar", você deve informar todos os rendimentos isentos, tributáveis ou não.
Quando ao modelo a ser utilizado, apenas uma simulação irá demonstrar qual será o mais vantajoso. Tenha em conta que o próprio programa irá sugerir o modelo menos oneroso quando do preenchimento da Declaração.
Se persistirem dúvidas torne a entrar em contato.
...