Visitante não registrado
Estou com dúvida sobre CPP do SN, gostaria de saber na verdade o que significa a contribuição previdênciária patronal !
Obrigado !
respostas 18
acessos 68.498
Visitante não registrado
Estou com dúvida sobre CPP do SN, gostaria de saber na verdade o que significa a contribuição previdênciária patronal !
Obrigado !
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Visitante não registrado
Paulo,
Obrigado pela ajuda, mais para que fins ? Só se aplica se houver funcionarios na empresa ?
Luis Gustavo Pereira da Silva Mello
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. PessoalEla representa a parte do Patrão que não é paga na GUIA do INSS. Mesmo não tendo funcionario ela é devida.
Ricardo Santos
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)O fato a ser analisado se comparado a outra forma de tributação é a sefuinte: observe se sua contribuição previdenciária conforme RGPS ( Regime Geral da Previdência Social) é menor que a CPP pelo SN ( que toma por base o faturamento, desprezando as remunerações pagas em folha).
Visitante não registrado
Paulo, Luis e Ricardo muito obrigado pelos esclarecimentos !
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Isso mesmo Luis Gustavo.
Grande abraço a todos.
Bom final de semana!
Eduardo Luiz
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalOlá amigos, no meu caso eu tenho duvida da CPP, pois tenho um possivel cliente que possa eu estra fazendo a parte contabil do mesmo, acontece que é uma empresa do simples nacional do anexo IV, la consta IRPJ/CSLL/COFINS/ PIS/ e não consta CPP/INSS e ISS o que me leva a crer que estes impostos são a parte e como eu faço para calcula-los?
Obrigado e forte abraço.
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Eduardo Luiz,
Boa tarde!
Com as alterações trazidas pela Lei Complementar nº 128 de 2008, a partir de 1º de janeiro de 2009, as empresas optantes pelo Simples Nacional enquadradas no Anexo IV continuarão sujeitas ao recolhimento das contribuições previdenciárias patronais em separado, exceto as devidas a outras entidades, através da GPS.
Fonte: Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 13, inciso VI; art. 18, § 5º-C
Sds...
Ricardo Santos
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Olá Eduardo,
no caso do Anexo IV a Contribuição Previdenciária será paga pelo Regime Geral da Previdência Social, ou seja, como uma empresa "normal". o Anexo que não consta o ISS é o V que deverá ser somado com o percentual aplicado ao anexo IV.
espero ter ajudado.
Eduardo Luiz
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalCaros amigos muito obrigado pelo esclarecimento que para mim foi de suma importancia.
Um ótimo dia e felicidades a vocês.
Flavia Menezes
Prata DIVISÃO 1 , Gerente AdministrativoBoa Noite!! Estou com uma dúvida também sobre a CPP.. Pois é uma empresa do SN enquadrada no anexo III com 05 funcionários.. Enfim desejo saber se preciso gerar a guia de GPS já que está sendo pago no DAS a CPP?
Desde já agradeço...
Flávia
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador , Sócio(a) ProprietárioBoa noite Flávia,
As empresas optantes pelo Simples Nacional que segregam suas receitas pelo Anexo III, a CPP esta embutida no Simples Nacional.
Assim sendo, somente deve ser recolhido via GPS, código de pagamento 2003, a contribuição ao INSS descontada dos segurados (Empregados, sócios e autônomos).
Flavia Menezes
Prata DIVISÃO 1 , Gerente AdministrativoOk Mario! Obrigada pelo esclarecimento....
Jefferson Júnio
Iniciante DIVISÃO 3 , MotoboyDeixa eu ver se eu entendi o que o Mário Gilberto disse,
trabalho numa atividade que seria aplicada o anexo III então a Contribuição Previdenciaria Patronal sitada no Simples ela retiraria os 20% sobre a folha de pagamento de cada funcionario?, exemplo:
de acordo com a tabela do INSS se eu contrato um funcionario com salario de R$1.000,00 desconto 8% dele R$80,00 via GPS e semelhantemente o pro-labore do socio ou empresario individual fica nesse exemplo.
Logo a empresa por sua parte teria de dar mais 20% sobre o salario que daria R$200,00 sobre o salario de R$1000,00
tirando em miudos, essa aliquota do simples de CPP exclui os 20% fora da folha que a empresa paga pelos seus funcionarios e pro-labore?
ou não tem a ver com isso...
Obrigado...
Eurides A. M Cunha
Prata DIVISÃO 1 , Sócio(a) ProprietárioComo o nosso amigo Jeferson, também gostaria de receber uma resposta a respeito do mesmo assunto postado por ele.
Obrigado
Moderador , Sócio(a) ProprietárioBoa tarde Jefferson e Eurides,
As empresas optantes pelo Simples Nacional que segregam suas receitas pelos Anexos I, II, III e V, não recolhem a parte patronal de INSS (20,00%) e RAT, visto que já esta incluso no DAS.
Assim sendo, deve recolher o INSS somente da parte descontada dos segurados (funcionários, pro-labore e autônomos), via GPS, com código de pagamento 2003.
Eurides A. M Cunha
Prata DIVISÃO 1 , Sócio(a) ProprietárioMuito obrigada, Mario pela resposta ajudou bastante.
Aproveitando gostaria de fazer outra pergunta:
Tenho uma empresa que esta enquadrada no Simples Nacional, desde de 2010, Mas o proprietário não faz retirada de pro labore consequentemente não paga INSS, pois é registrado em uma empresa como CLT, a qual não atinge o teto máximo de recolhimento, também nunca fez um balanço desta empresa, gostaria de saber se ele vai ter que pagar multa por não recolher INSS e por não ter feito balanço, quando as IFRS estão obrigando a fazer balanço a partir de 2011.
Obrigada.
Moderador , Sócio(a) ProprietárioBoa tarde Eurides,
Em obediência as Regras do Fórum, visto estarmos na sala "Legialação Federal", peço a gentileza de postar sua consulta na sala "Contabilidade em Geral", certamente, sua dúvida sera esclarecida na mesma.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade