x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 5.300

Declaração IR2012 Veiculo alienado e financiado

gisele

Gisele

Iniciante DIVISÃO 3 , Faturista
há 13 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 12:02

Boa Tarde,

Preciso de uma ajuda
.
Tenho um veiculo que foi adquirido em outubro/2011,sem entrada e o mesmo foi financiado (Alienado) pelo banco ficsa.O total de parcelas feita foi de 48 meses, sendo o valor de cada parcela: R$ 447,21.

A minha dúvida é a seguinte:
1 - Eu declaro o veiculo como bens e direitos e no campo ônus reais e dividas. Como fazer este lançamento, declaração??

2 - No campo descrição, como descrimino?( 1 veiculo, a sua marca,modelo,placa,cor
3- Preciso colocar o nome de quem vendeu o veiculo, CPF, valor pago pelo veiculo, data da compra, quantidade de parcelas feitas, valor de cada parcela, banco que está alienado o veiculo, CNPJ, valor total do financiamento feito)?????

Fico no aguardo de um retorno!

Nivaldo

Nivaldo

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 12:49

Gisele,

A forma mais fácil de declarar é colocar a compra só na declaração de bens, você deixa zero na coluna de 2010 e coloca apenas os valores pagos em 2011 na coluna deste ano.... no ano que vem você soma os pagamentos de 2012 e adiciona ao valor..
Na descrição coloque placa, tipo do veiculo, data da compra, nome e cpf ou cnpj do vendedor e a a informação do financiamento em xx parcelas

Ou se preferir você pode tambem colocar o valor total do veiculo na coluna 2012.
e inserir em Dividas e ônus o valor do financiamento que será pago em 2012 em diante...

As duas formas estão corretas

gisele

Gisele

Iniciante DIVISÃO 3 , Faturista
há 13 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 13:36

Certo!
Obrigada pela ajuda Nivaldo, me ajudou bastante, pois estava na duvida de qual seria a forma correta do preenchimento, pois não quero cair na malha fina,rs...

Então se eu descriminar da 1 forma (só em bens e direitos) como vc mesmo colocou, não vai estar errado? Acho até melhor colocar desta forma, pois ai não tem perigo de esquecer de alterar os valores nos dois campos (bens e direitos) e (dividas e onus).

Obrigada!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 15:15

Boa tarde Gisele,

Se o veiculo em questão foi alienado a financeira via clausula contratual de alienação fiduciária, deve ser informado apenas os valores pagos até 31/12/2011 e nada deve ser informada na ficha "Dívidas e Ônus Reais", pois esta não existe.

Não inclua as dívidas e ônus reais de:

- valor igual ou inferior a R$ 5.000,00 em 31 de dezembro de 2011.

- financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou sujeitos às mesmas condições, ou seja, aqueles nos quais o bem é dado como garantia do pagamento - ex: alienação fiduciária, hipoteca, penhor;

Fonte: Menu Ajuda do Programa IRPF 2012

Neste caso, apenas esta maneira de declarar está correta.

...

Leonardo de Castro Beto

Leonardo de Castro Beto

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista
há 13 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 15:30

No meu caso, como foi a primeira vez q declarei, no campo bens e direitos inclui o meu veículo (financiado) informando R$0 para o ano de 2010 e para 2011 o valor que paguei até 31/12 incluindo a entrada. No campo dividas e onus reais, informei a dívida que tenho com esse financiamento, ou seja, o restante que estou devendo tendo como base a divida em 31/12. Não está correto?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 17:44

Boa tarde Leonardo,

Se o contrato de financiamento do veículo possui clausula alienatória, a divida não existe, pois está garantida. Daí a expressão "o carro não é meu, é do Banco". Neste caso informe apenas o valor já pago do veiculo até 31/12/2011.

Se não existe a alienação você deve declarar o valor total do veiculo em "Bens e Direitos" em contrapartida do reconhecimento da dívida em "Dividas e Ônus Reais". Desta forma a variação patrimonial de sua DIRPF estará equilibrada e correta.

Informar apenas o valor pago em "Bens e Direitos" e o total da dívida em "Dividas e Ônus Reais" (existindo a alienação) provoca uma séria distorção na variação patrimonial decorrente do aumento ocasionado pela dívida.

Neste caso o ideal é que retifique a DIRPF já entregue com vistas a corrigir o erro que pode causar-lhe transtornos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: