x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 701

acessos 244.990

Defis nova obrigação

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 15:47

Romerson Diniz Marques,

Até o momento nada foi divulgado sobre a liberação da DEFIS em situação normal.

Estamos todos no aguardo.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Marilia

Marilia

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 16:41

Pessoal minha dúvida é o seguinte
em relação ao DEFIS, todas as empresas SIMPLES são obrigadas a declarar, ou somente aquelas inativas que foram extintas,fundidas etc.
Se no caso for necessário o envio como procedo?

Sou nova nesse assunto!

Abraços

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 17:04

Marilia,
Boa tarde!

Todas as empresas optantes pelo regime simplificado do Simples Nacional, estão obrigadas a entregar a DEFIS.

A partir do ano-calendário 2012, as informações socioeconômicas e fiscais, que antes eram prestadas na DASN, passam a ser declaradas anualmente por meio da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – Defis, disponível em módulo específico no PGDAS-D.

A DEFIS será entregue à RFB por meio de módulo do aplicativo PGDAS-D, até 31 de março do ano-calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional.

Fonte: Art. 66 da Resolução CGSN n° 94/2011

Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 23:48

Boa Noite Paulo e demais colegas

Liguei hoje para a Receita Federal, plantão, e informaram que não existe mais declaração anual a ser entregue, que a mesma passou a ser obrigatória mensalmente através do PGDAS-D, em janeiro de 2012.
A DEFIS será entregue somente em casos especiais (cisão, incorporação, extinção etc...).

Está correto essa informação ?

Sds.

Marilia

Marilia

há 12 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 08:24

Então é isso que eu quero saber, porque quando eu entro no defis, ele pergunta qual situação especial teve a empresa e assinalar, e a empresa não teve cisão,fusão etc, como fica esse caso? e para as empresas que estão ativas mais não teve movimentação?

Grata

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 08:26

Sol Bonfim,
Bom dia!

Acredito que a informação repassada pelo plantão da Receita Federal, está um pouco equivocada, veja:

ME ou EPP optante pelo Simples Nacional apresentará a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) a partir do ano-calendário de 2012, conforme art. 66 da Resolução CGSN n° 94/2011.

Desta forma a DEFIS substitui a DASN, a partir do ano-calendário de 2012.

A DEFIS será entregue à RFB por meio de módulo do aplicativo PGDAS-D, até 31 de março do ano-calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional.

Marilia

Marilia

há 12 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 08:33

Mas Paulo, como vou destinguir uma empresa em situação especial do Defis, se ela não sofreu essa situação especial? será que a receita vai informar no site algum aplicativo para esse tipo de empresa?
Porque esse ano não teve empresa extinta (especial) e lá só me dá informação de especificar esse motivo!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 08:46

Marilia,
Bom dia!

Acredito que, está ocorrendo algum problema no módulo da DEFIS para informações em situação normal do ano de 2012.

Acompanhei a postagem de outros usuários aqui no Fórum que compartilham da mesma informação.

Com isso, deveremos aguardar a possibilidade de enviar Defis 2013, ou então, na sua falta, que a Receita Federal se pronuncie e esclareça se será obrigatório ou não, enviar declaração anual.

Tão logo houverem novas informações, estaremos debatendo neste tópico.

Obrigado.

Nicola Mohor

Nicola Mohor

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2013 | 19:17

A todos, questionei a RF e recebi a seguinte resposta:

Prezado(a) Senhor(a),

Agradecemos a sua mensagem.

A Defis do ano de 2012, situação normal, deve ser entregue até 31/03/2013 e a Defis de situação especial ocorrida no primeiro quadrimestre de 2013 tem prazo de entrega em 30/06/2013.
Ambas as declarações ainda não estão disponíveis.
A disponibilização da Defis do ano de 2012, situação normal, está prevista para o início do mês de fevereiro. A Defis de situação especial, ocorrida em 2013, ainda não tem previsão.

Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Secretaria da Receita Federal do Brasil

Pamella Gandra

Pamella Gandra

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 09:19

Prezados,

Sou nova aqui na parte de Simples.
Preciso do auxilio dos senhores.

Estou tentando declarar a DEFIS, mas só é possível fazê-la, se houve alguma situação especial, correto?

Portanto, se minhas empresas não tiveram nenhuma das situações descritas na pagina do PGDAS-D, não preciso fazer a DEFIS correto?

Me ajudem, por favor!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 09:22

Pamella Gandra,
Bom dia!

Todas as empresas optantes pelo Simples Nacional a partir do ano calendário de 2012 estão obrigadas a entregar a Defis.

Todavia, até o presente momento, não houve a liberação do módulo para entrega em situação normal, somente em casos de situação especial.

Sendo assim, aguarde e acompanhe até que seja liberada o preenchimento e entrega da Defis 2013.

Sds...

romerson diniz marques

Romerson Diniz Marques

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 09:24

pamella,

a entrega da defis é obrigatório sim, mas no momento a opção de entrega em situação normal ainda não foi liberada pelo sistema. fique atenta, pois, futuramente deve ser liberada.
um abraço!

Visitante não registrado

há 12 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 11:45

no portal do simples nacional ja está liberado pra fazer defis ano calendario 2012, porem quando tento fazer uma empresa que teve inicio em 2012, aparece a mensagem que preciso entregar a dasn 2011. como?

Edivaldo Trindade

Edivaldo Trindade

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a) Empresas
há 12 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 13:57

Realmente está liberado Rafael, mas meu caso tá complicado socorro ai pessoal, a situação é a seguinte, a empresa em questão era MEI em 2011 e mudou para o Simples Nacional em 2012, ai quando vou tentar declarar a DEFIS ai o sistema não aceita e pede a DASN de 2011.

quem puder me ajude nesta;

Grato!

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 14:18

Boa tarde Edivaldo,

Vc já fez a DASN-SIMEI relativo aos meses de 2011 que e Empresa ainda era MEI? Tenta fazer as declarações com os períodos em que ela era MEI e depois ME, como por exemplo: MEI de Jan/11 a Jun/11 (faz a DASN-MEI) e Jul/11 a Dez/11 (faz a DASN normal). Tenta fazer assim e vê se o sistema vai aceitar.

Espero ter ajudado,

Abraços,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"

Visitante não registrado

há 12 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 14:24

No meu caso a empresa iniciou atividades em 2012 e a receita pede a dasn 2011, como pode ser isso?

obrigado

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

há 12 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 14:55

Boa tarde Rafael,

A empresa foi constituida somente em 2012? Verifique o cartão do CNPJ, pois pode ser que o cadastro seja feito ainda em 2011 porém a empresa iniciou as atividades em 2012. Não sei se esse seria o seu caso.

Abraços,

Carlos

Visitante não registrado

há 12 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 15:05

Valeu pela ajuda, mas infelizmente não é o caso, vou aguardar para ver se a receita ajusta isso.

Obrigado

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 15:06

Caros,

Creio que o sistema para declarar a DEFIS está passando por problemas daí ocorrer essa falha, portanto, é melhor aguardar mais um pouco pois o prazo, salvo engano, é março.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
ANDREA P. DA R. VIEIRA

Andrea P. da R. Vieira

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 11:49

Também estou tentando entregar defis 2012, porém apesar de a empresa ter sido constituida em 2012, o sistema pede para entregar a dasn 2011. E agora??? alguém já tem uma resposta?
Obrigado a todos.

Fred Almeida

Fred Almeida

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 11:58

Estou com o mesmo problema. Empresas constituida em 2012 pede para entregar a DASN 2012-2011 (O que não dá para fazer).

Já empresas que já estavam constituidas antes de 2012 dá para fazer a entrega normal da Defis 2013.

Caso alguem tenha a solução por favor nos avise.

Att.

Edson Augusto Lico

Edson Augusto Lico

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Informática
há 12 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 16:15

Srs,

Ao tentar iniciar a DEFIS 2012, deparei-me com a mensagem de que a empresa não havia entregue a DASN 2011, só que no meu caso, a empresa foi enquadrada no Simples em Janeiro/2012. Tentei simular a declaração de 2011, deu a mensagem de que a empresa não estava enquadrada...
Pergunto, é um problema no aplicativo ou estou fazendo alguma coisa errada ?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 16:19

Edson Augusto Lico,
Boa tarde!

Se a pessoa jurídica não esteve enquadrada como optante pelo simples nacional em 2011, muito provavelmente o que está ocorrendo é um erro na recuperação das informações no sistema da Defis.

Sugiro assim, que aguarde e retorne ao aplicativo Pgdas-D, módulo Defis 2013 se possível em horário de menor tráfego na internet e tente novamente.

Permanecendo dúvidas, torne a postar.

Att.

THIAGO SOUZA ARANHA

Thiago Souza Aranha

Bronze DIVISÃO 1 , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 18:10

Paulo,

A Defis é mensal ou anual? Dis que o prazo é até 31/03/2013 e o que é que agente apresenta todo mês zerada no meu caso que minha empresa é inativa? Eu não apresentei nada em 2012 e a empresa está inativa desde de 01/2012. Vou tomar multa?

Nicola Mohor

Nicola Mohor

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 19:04

Segue consulta que fiz com a RFB:

Bom dia,

a algumas semanas fiz um questionameto sobre a disponibilidade do ENVIO da DEFIS pelo sitio da RF, que na epóca se encontrava indisponivel. Agora o mesmo já foi disponibilizado. Entretanto ao tentar realizar a declaração obtenho uma restrição informando que preciso primeiramente entregar a DA SN 2011.
A questão é, minha empresa foi aberta em 04/2012, prtanto não devo entregar a DASN 2011. Gostaria de confirmar se realmente o sitio do SIMPLES NACIONAL está com problema para empresas que iniciaram atividades em 2012 ou se eu estou fazendo o procedimento errado. Se o sitio está com problemas, há alguma previsão de regularização do sistema?

Atenciosamente, Nicola

RESPOSTA:

Prezado(a) Senhor(a),
Agradecemos a sua mensagem.

Trata-se de erro que já está sendo corrigido. Pedimos tentar novamente em dois dias úteis e, caso o problema persista, nos informar.

Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Secretaria da Receita Federal do Brasil

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

há 12 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 20:48

Boa Noite Thiago Souza Aranha,

A DEFIS é anual. Antes de tudo certifique-se que a empresa em questão é optante pelo Simples Nacional. Ocorreu um caso semelhante comigo porém o cliente iniciou as atividades em 21/09/2012. O que fiz foi entrar no PGDAS-D a partir de 01/2012 e fazer as apurações mensais informando o valor R$ 0,00. Ao confirmar a falta de movimento no período fica disponível um Recibo de Entrega da Transmissão da Apuração no PGDAS-D. No entanto, antes vc deve fazer a Opção pelo Regime de Apuração de Receitas para o ano-calendário 2013.
Faça a entrega mês a mês como descrito acima (tenha certeza mesmo de que não houve movimento durante esse período), depois tente fazer a DEFIS.

Espero ter ajudado!

Att,

Carlos Silva

Página 3 de 24

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade