Lucia
Bronze DIVISÃO 1 , Analista FiscalBoa tarde, como devo lançar na declaração do Imposto de renda a compra de imovel? Eu devo lançar somente uma vez, ou todo ano devo lançar?
respostas 24
acessos 1.990
Lucia
Bronze DIVISÃO 1 , Analista FiscalBoa tarde, como devo lançar na declaração do Imposto de renda a compra de imovel? Eu devo lançar somente uma vez, ou todo ano devo lançar?
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Deve lançar todo ano, até sua venda.
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Lucia,
Voce informa o referido bem no campo BENS E DIREITOS
da sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa física, e nos
anos seguintes, você deverá marcar o mesmo valor para o imóvel se assim ele permaneceu, ou se houve algum ajusta ou venda, deverá ser informado.
Eduardo de Limas
Moderador , Contador(a)Lucia Bom Dia;
Caso o imóvel for alienado, todo anos você vai somar a quantidade de parcelas pagas, e acrescentar no valor do mesmo;
Ex: Imovel R$ 500.000,00
Parcela: R$ 5.000,00
Alienado a CAIXA;
Compra 01.01.2011
Entrada no ato da compra R$ 300.000,00
Você vai informar em Bens e direitos:
Terreno com X metros, com casa cravada de x metros conforme ficha Matricula Nº X e Inscritura X, Lavrada em XX de XX de 2011.
Então informar o valor em 2011 de R$ 350.000,00
(considerando a entrada R$ 300.000,00 + 10 parcelas de R$ 5.000,00 "Venc. em FEV até NOV que é paga em DEZ")
Em Dividas e Onus reais;
Você vai informar o financiamento:
Terreno com X metros, com casa cravada de x metros conforme ficha Matricula Nº X e Inscritura X, Lavrada em XX de XX de 2011.
ALIEANDO a Caixa Economica Federal, conforme contrato Nº X..
Valor R$ 150.000,00
-------------------------------------------------------------
No ano seguinte, você vai ter pago mais 12 parcelas = R$ 60.000,00
Então o valor do Bem vai ser de R$ 410.000,00
E Dividas e Onus Reais vai diminuir passando a ser R$ 90.000,00
-------------------------------------------------------------
Repetir o procedimento até o imovel ser totalmente pago, e não existir mais a Dívida; Depois do imovel pago, é só continuar informando o valor total do mesmo R$ 500.000,00
Att
Mello
Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) ContabilidadeColegas,
um produtor rural - pecuarista - fornece leite mensalmente para Cooperativa de Laticinios. Esta, por sua vez, apresentou o informe de rendimentos para o pecuarista declarar seu IR, com os seguintes valores:
Rendimentos: 50.589,50 (total dos valores brutos mês a mês)
Previdência: 1.153,43
Seguro : 205,44
Pergunto:
1- esses valores são lançados na DIRPF na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica pelo Titular" ou na ficha "Receitas e Despesas" da Atividade Rural?
2- como farei esses lançamentos na DIRPF?
Agradeço.
Elisabete Vitoriano Machado
Ouro DIVISÃO 2 , Não InformadoEduardo, boa tarde!
Desculpe mas seu entendimento sobre compra de imovel alienado está equivocado.
O Imovel alienado consta como garantia a CEF portanto devemos lançar os pagamentos realizados e não dividas e onus.
Verifique a forma correta e as explicações do amigo Saulo Heusi
nesta postagem
Eduardo de Limas
Moderador , Contador(a)Elisabete Vitoriano Machado Boa Tarde!
Fui infeliz na escolha da caixa como exemplo! rsrss
Deveria ter escolhido ITAU, HBSC..
Citando a resposta do amigo Saulo Heusi..
Elisabete Vitoriano Machado
Ouro DIVISÃO 2 , Não InformadoOlá Eduardo,
Independente do banco, se for financiamento habitacional as condições são as mesmas.
Sempre que houver garantia hipotecária, ou seja se não pagar o banco tira de voce, devemos utilizar o mesmo criterio, imoveis, carros, etc, concorda?
Agora se falarmos em emprestimo pessoal para compra, não vai constar como alienação à instituição financeira, então devemos proceder como informou acima.
Não tome como critica, apenas como alerta para que não fique dúvidas às pessoas que estamos tentando ajudar ok?
Abraços!
Eduardo de Limas
Moderador , Contador(a)Sim concerteza, sem problemas!
Estou aqui para trocar experiencias, ensinar e Aprender, faz parte!
Tinha um outro entendimento ref. a essa parte de alienações;
Me equivoquei..
Agora ficou mais claro;
obrigado!
Mello
Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) ContabilidadeColegas, alguem tem algum entendimento a partilhar sobre minha pergunta acima?
Roselene Alves
Prata DIVISÃO 5 , Encarregado(a) PessoalBoa tarde!
Na declaração ano-calendario2010 foi informado em bens e direitos no discriminativo: veiculo financiado entrada de 5.410,00 saldo financiado(11.490,00) em 36 parcelas de 510,69 primeira parcela 05/01/11 e a situacao informada em reais em 2010 foi de R$ 16.900(valor do veiculo à vista) e também foi informado em dividas o valor de R$ 18.384,84.
Acredito que o correto não seria ter informar em dividas, estou certa?
Gostaria de uma orientação para fazer a do exercicio 2012.
Att
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeColega Mello,
Você deverá lançar mensalmente as receitas(bruta)em receitas da atividade rural e despesas(inss-frete-e mais outras se houver) em despesas da atividade rural; lembrando que nas despesas você poderá lançar quaisquer despesas ocorridas na atividade rural, desde que tenha recibos reais ou notas fiscais de compras.
Se houve mais receitas da atividade rural(ex;venda de gado)deverá juntar à receita da venda do leite, o resto o programa vai dar sequencia. Qualquer dúvida volte a perguntar.
Um abraço,
Fernando Alves Ferreira
Bronze DIVISÃO 4 , Estagiário(a)Amigos.
Preciso de uma ajuda de vocês.
Meu irmão nunca declarou IRPF, porem este ano esta querendo declarar para restituir o valor devido a ele.
Ele tem um carro que foi adquirido em 2008 e nunca foi declarado, a forma que ele comprou foi por leasing, agora em 2011 ele tinha um dinheiro guardo e aproveitou para quitar este carro.
Minha dúvida é a seguinte, quando for fazer o IRPF dele, devo mencionar que ele adquiriu um carro em 2011 pelo valor que vale o bem e não pelo valor total que ele pagou com juros e também com a descrição de que ele adquiriu junto ao banco com o cnpj tal ? ou coloco como leasing? (sendo que o carro ta quitado e não há divida)?
Agradeço desde ja.
Mello
Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) ContabilidadeRogério, obrigado. Esclareceu minha dúvida!
Ana Paula Fontana
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade Boa Noite Colegas!!
Gostaria de esclarecer uma dúvida, regularizei um terreno em outubro do ano passado, na escritura o valor do terreno constou como R$ 16.000,00 , sendo 50% minha propriedade e 50% do meu irmão, porem contruimos uma casa e vendemos este mesmo terreno, agora com uma casa, em dezembro por R$ 130.000,00, como posse declarar?? Legalmente a compra e a venda deste imovel ocorreu em 2011. Posso ter a isenção sobre o ganho de capital?? Detalhe, tenho um apartamento financiado pela Caixa Federal adquirido em 2009.
Mello
Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) ContabilidadeColegas, mais uma dúvida.
Um contribuinte devia ao banco o saldo devedor do cheque especial e dois empréstimos, cujos débitos já vinha rolando há alguns anos, resultando em jan/2011 o saldo devedor de R$425.539,00. Entretanto, esse contribuinte fez um acordo com o banco, por via judicial, e renegociou a dívida por R$300.000,00.
Pergunto: como deverei lançar essa diferença relativa ao desconto que o contribuinte teve em seu débito de aproximadamente R$125.000,00, já que não houve desembolso de dinheiro. Pois se verificarmos os saldos que irão compor a ficha "Dívidas e ônus Reais" nos campos dos anos de 2010 e 2011 haverá essa redução da dívida, que por conseqüência, influenciará na evolução patrimonial.
E ainda, se a SRF analisar a grosso modo a referida Declaração, o contribuinte não teria rendimento, nem caixa suficiente para abater tal valor.
Por esse motivo, pergunto se há algum campo para preencher em contrapartida ao valor de +-R$125.000,00 em que a dívida foi reduzida.
Obrigado!
Mello
Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) ContabilidadeQual o código da Ficha "Bens e Direitos" os senhores utilizam para informar o valor de TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Mello,
Informe-os com o código 49 "Outras aplicações e Investimentos".
...
Mello
Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) ContabilidadeSaulo, obrigado pelo esclarecimento.
Entretanto, quanto ao questionamento no item anterior, saberia responder?
Repito abaixo:
Um contribuinte devia ao banco o saldo devedor do cheque especial e dois empréstimos, cujos débitos já vinha rolando há alguns anos, resultando em jan/2011 o saldo devedor de R$425.539,00. Entretanto, esse contribuinte fez um acordo com o banco, por via judicial, e renegociou a dívida por R$300.000,00.
Pergunto: como deverei lançar essa diferença relativa ao desconto que o contribuinte teve em seu débito de aproximadamente R$125.000,00, já que não houve desembolso de dinheiro. Pois se verificarmos os saldos que irão compor a ficha "Dívidas e ônus Reais" nos campos dos anos de 2010 e 2011 haverá essa redução da dívida, que por conseqüência, influenciará na evolução patrimonial.
E ainda, se a SRF analisar a grosso modo a referida Declaração, o contribuinte não teria rendimento, nem caixa suficiente para abater tal valor.
Por esse motivo, pergunto se há algum campo para preencher em contrapartida ao valor de +-R$125.000,00 em que a dívida foi reduzida.
Obrigado!
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Mello, eu colocaria no próprio campo "discriminação", da ficha "Dívidas ...", uma observação de que houve a redução de 125 mil reais devido acordo com o credor.
Mello
Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) ContabilidadeColegas, uma dúvida.
No mês de Dez/2011 foi apurado no Carnê-Leão (cód 0190) devido de 1.888,55 com vencimento para 31/01/2012.
Entretanto até a presente data não foi pago.
Tenho que transmitir a Declaração anual de ajuste e estou informando todos os valores recebidos, mês a mês, no campo dos "Rendimentos Tributáveis Recebidos de P.J.", inclusive o rendimento do mês de Dezembro que excedeu o limite de isenção e gerou o Darf 0190 (não pago).
Pergunto: na Ficha do demonstrativo acima, no campo "Carnê-Leão" eu devo preencher o valor apurado e ainda não pago?
A dúvida ocorreu porque o quadro tem a descrição "Carnê-Leão - Darf Pago Cód 0190"
Conceição Goncalves
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoPrezados eu gostaria de um esclarecimento:
Tenho um cliente que é funcionário publico e recebeu em 04/2012 uma quantia de R$ 100.000,00 na jsutiça e teve retenção na fonte. O advogado dele disse que ele teria que prestar uma informação AINDA em 2012 para reaver o IR retido. MAs até onde eu sei essa informação deve ser prestada no ano que vem quando o mesmo fizer seu IRPF/2013.
Alguem poderia me esclarecereste impasse?
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Elizangela, você está certa.
Conceição Goncalves
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoObrigada, Guto Munarin.
Everton Andrade
Bronze DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeBoa tarde,
estou fazendo uma declaração retificadora (DIRPF 2012),e quando vou gravar o programa me impede e me dá a seguinte mensagem: "Erro atribuindo conteúdo maior que o tamanho do campo GC_PART_NM_CIDADE.". Alguém sabe o que isso significa? sei que tem haver com o ganho de capital, mas não identifiquei nenhum erro.
Obrigado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade