x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 9.426

Carnê Leão - Receitas de Cartão de Crédito

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 08:18

Companheiros e companheiras!

Bom dia!

Recorro aos mais experientes para um socorro sobre escrituração no Carnê Leão.

Temos um cliente novo aqui (dentista - PF) e a forma que ele recebe me deixou em dúvida na hora de escriturar.

Clientes usam o cartão de crédito para efetuarem o pagamento do tratamento odontológico e tem vários pagamentos parcelados e tudo pelo cartão de crédito.

Diante disso, não sei como escriturar...

Tenho hábito de solicitar sempre o recibo emitido pelo dentista. Com este em mãos eu lanço no Carnê Leão as seguintes informações: "Data + valor recebido de fulano de tal, portador do CPF tal" + valor tal."

Minhas dúvidas:
a) Quando o paciente, usa o cartão de crédito para pagamento do tratamento em 10 parcelas de 100,00 (cem reais), por exemplo, como devo escriturar no carnê leão esse recebimento?
b) Devo lançar o valor total no dia que foi passado o cartão?
c) Devo lançar os valores, parcelados, em suas respectivas datas?
d) Se sim, qual o documento que demonstra o recebimento parcelado?
e) Precisa emitir pra mim o recibo como faço com os demais ou o recibo da máquina de cartões já vale?

Qualquer ajuda será muito bem vinda!

Obrigado amigos!!!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 08:34

Bom dia José, IRPF é pelo regime de caixa, ou seja, somente será tributado quando realmente receber o valor. Portanto deverá lançar somente quando o valor for recebido no meses seguintes.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 09:12

Guto Munarin,

Bom dia!

Obrigado pela ajuda!

Mas tenho dúvidas no seguinte:

Dentista me envia os comprovantes emitidos e neles tem o valor com a quantidade de parcelas. Na hora de lançar essas parcelas que tenho dúvidas.

Além, desses comprovantes da máquina ele, o dentista, tem que emitir recibos com as datas e demais detalhes do cliente que paga?

Abração!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 13:57

Sim, o correto é ele emitir um recibo a cada recebimento. No livro caixa voce pode lançar o valor somente e guardar os recibos e demais documentos como prova para uma eventual fiscalização.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.