x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 11.443

Carnê Leão - Receitas de Cartão de Crédito

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 08:18

Companheiros e companheiras!

Bom dia!

Recorro aos mais experientes para um socorro sobre escrituração no Carnê Leão.

Temos um cliente novo aqui (dentista - PF) e a forma que ele recebe me deixou em dúvida na hora de escriturar.

Clientes usam o cartão de crédito para efetuarem o pagamento do tratamento odontológico e tem vários pagamentos parcelados e tudo pelo cartão de crédito.

Diante disso, não sei como escriturar...

Tenho hábito de solicitar sempre o recibo emitido pelo dentista. Com este em mãos eu lanço no Carnê Leão as seguintes informações: "Data + valor recebido de fulano de tal, portador do CPF tal" + valor tal."

Minhas dúvidas:
a) Quando o paciente, usa o cartão de crédito para pagamento do tratamento em 10 parcelas de 100,00 (cem reais), por exemplo, como devo escriturar no carnê leão esse recebimento?
b) Devo lançar o valor total no dia que foi passado o cartão?
c) Devo lançar os valores, parcelados, em suas respectivas datas?
d) Se sim, qual o documento que demonstra o recebimento parcelado?
e) Precisa emitir pra mim o recibo como faço com os demais ou o recibo da máquina de cartões já vale?

Qualquer ajuda será muito bem vinda!

Obrigado amigos!!!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 08:34

Bom dia José, IRPF é pelo regime de caixa, ou seja, somente será tributado quando realmente receber o valor. Portanto deverá lançar somente quando o valor for recebido no meses seguintes.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 09:12

Guto Munarin,

Bom dia!

Obrigado pela ajuda!

Mas tenho dúvidas no seguinte:

Dentista me envia os comprovantes emitidos e neles tem o valor com a quantidade de parcelas. Na hora de lançar essas parcelas que tenho dúvidas.

Além, desses comprovantes da máquina ele, o dentista, tem que emitir recibos com as datas e demais detalhes do cliente que paga?

Abração!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 13:57

Sim, o correto é ele emitir um recibo a cada recebimento. No livro caixa voce pode lançar o valor somente e guardar os recibos e demais documentos como prova para uma eventual fiscalização.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies