x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 10.375

Lucro presumido para RET

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 16:32

1. O art. 1º da Lei nº 10.931, de 2.8.2004, instituiu o Regime Especial de Tributação (RET) aplicável às incorporações imobiliárias. O RET é opcional, mas sua opção será irretratável enquanto perdurarem direitos de crédito ou obrigações do incorporador junto aos adquirentes dos imóveis que compõem a incorporação, independentemente de a pessoa jurídica incorporadora optar por tributar seus lucros, seja na forma do lucro presumido, arbitrado ou pelo lucro real.
2. A opção do RET é feita por empreendimento e não para todas as atividades da empresa.

APARECIDA MOTA
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 16:44

Boa tarde Dilson

...gostaria agora em 2013 mudar para o RET, isso é possível?
Qual a Base legal?

Não se faz uma "mudança" para o RET, você afeta o patrimônio desejado e adere/promove a adesão ao Regime Especial de Tributação para aquele empreendimento.

A lei que instituiu o RET é a Lei 10931/2004

O "Termo de Opção pelo Regime Especial de Tributação Aplicável às Incorporações Imobiliárias" consta do Anexo Unico da IN RFB 934/2009

Leia mais acerca do assunto no link indicado Regime Especial de Tributação (RET) e no próprio Fórum Contábeis

...

Dilson Moreira

Dilson Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Chefe Financeiro
há 12 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 16:45

Aparecida Mota,
Acho que me expressei errado o empreendimento esta no lucro Presumido e gostariamos de passar para o RET.

O RET é irretratável , mas pelo que entendi quando estou no RET não posso "sair", mas o meu caso eu quero "entrar" no RET essa é minha duvida.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 12 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 16:48

Boa tarde Aparecida,

Devo-lhe desculpas por repetir suas orientações. É que não me dei conta de que enquanto busquei (no meu microssauro) os links para indicação do base legal, você já havia respondido ao questionamento do Dilson.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 12 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 17:06

Boa tarde Dilson,

... já entendi que não é possivel,

Não é bem isto.

Não há mudança de tributação ou seja, você é Lucro Presumido e continuará sendo.

Entretanto pode a qualquer momento afetar o patrimonio de um empreendimento e aderir ao RET apenas para tributar as receitas daquele empreendimento, ou seja, pode tributar as receitas de determinado empreendimento pelo Lucro Presumido e as de outro - cujo patrimonio você afetou - pelo Regime Especial de Tributação.

...

Dilson Moreira

Dilson Moreira

há 12 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 17:15

Saulo,

Poderia me informar onde na Lei do RET diz que uma incorporação não pode optar quando a obra já começou, ou seja, porque não posso aderir essa incorporação ao RET no exercicio de 2013 mesmo eal estabdo no Presumido em 2012.

Desculpe a insistencia mas não achei nada que me fale sobre esse caso

Paulo Rosa

Paulo Rosa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 14:55

Olá amigos,

Também tenho um problema com RET...
Tenho um cliente que já iniciou a obra em 2012, vendeu algumas unidades e já recebeu algumas destas unidades financiadas pela CEF.
Eu posso fazer a opção pelo RET mesmo assim??Ou só no início da obra eu deveria fazer isto??

Dilson Moreira

Dilson Moreira

há 11 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 15:04

Paulo Roberto,

Estava na mesma situação que você e fiz todo o processo e consegui incluir a "incorporação (obra)" no RET, fomos ao cartorio e informamos sobre o patrimonio de afetação, informamos a Receita Federal onde "abrimos" um novo CNPJ de afetação e estamos recolhendo normalmente.

Paulo Rosa

Paulo Rosa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 16:16

Dilson, Obrigado

O meu maior problema é que a empresa em questão quer que eu emita um documento com embasamento Legal, assinado pelo Contador, dizendo que isto é possível e até agora não encontrei embasamento para isto...

Dilson Moreira

Dilson Moreira

há 11 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 16:27

Paulo,

Esse é o maior problema, pois na lei não diz nada contra, mas o que eu te aconselho é ir na Secretaria da Receita Federal e fazer uma consulta, se der sorte com o fiscal que te atender ele possa dar um parecer, tentei isso que estou te dizendo aqui em São Paulo e o que consegui foi "mande um e-mail para a SRF sobre o assunto", mas pelo que percebi o fiscal não sabia e ficou com vergonha.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade