x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 986

Primeira declação de renda

Alexandre Silva Hostert

Alexandre Silva Hostert

Iniciante DIVISÃO 3 , Autônomo(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 18:43

Boa tarde amigos.

Este ano, estou querendo iniciar a declaração de minha renda à receita, mas estou com algumas dúvidas:

Antes, deixem-me explicar minha atividade.

Atualmente, sou autônomo e presto serviços via internet para pessoas físicas e jurídicas. Toda cobrança é feita por uma empresa terceirizada chamada Moip [ moip.com.br ] e eles fazem o depósito em minha conta corrente. Todo dinheiro que entra em minha conta procede do moip, nunca de um cliente.

- Pergunta: Para a receita, eles vão entender que recebi de pessoas físicas ou vão achar que tudo veio dessa empresa moip?

Como o meu ganho já é superior ao teto máximo, quero declarar corretamente minha renda junto à receita.

Sei que devo recolher a renda recebida de pessoas físicas via Carnê-Leão 2013, o qual já tenho instalado em meu computador.
Fiz a inserção do recebimento de janeiro corretamente e o DARF foi gerado corretamente. Até aí, tudo bem.

Lancei também a renda proveniente de pessoas jurídicas. Notei que o valor do imposto não foi acrescido, portanto, não tributado.

- Perguntas: Como eu declaro a renda proveniente de pessoas jurídicas?
- Terei que tirar notas avulsas na prefeitura para cada recebimento de pessoas jurídicas?
- O imposto pago nas notas fiscais avulsas servem para a declaração? - Terei que pagar o valor acumulado do imposto referente aos recebimentos deste ano 2013 inteiro? Pela simulação que fiz, o valor vai ser muito alto para pagar de uma vez.

De princípio as minhas dúvidas são essas. Peço que os amigos sintam-se à vontade para me corrigir, uma vez que sou completamente inexperiente no assunto.

Obrigado pela atenção de todos!

Alexandre

Alexandre Silva Hostert

Alexandre Silva Hostert

Iniciante DIVISÃO 3 , Autônomo(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 15:56

Bom, como não obtive resposta, vou deixar minhas considerações para referência futura.

- Pergunta: Para a receita, eles vão entender que recebi de pessoas físicas ou vão achar que tudo veio dessa empresa moip?

Declara-se normalmente como renda proveniente de pessoa física.

- Perguntas: Como eu declaro a renda proveniente de pessoas jurídicas?
- Terei que tirar notas avulsas na prefeitura para cada recebimento de pessoas jurídicas?
- O imposto pago nas notas fiscais avulsas servem para a declaração? - Terei que pagar o valor acumulado do imposto referente aos recebimentos deste ano 2013 inteiro?

Declara-se esta renda na Declaração de Ajuste Anual. As notas fiscais não influenciam na declaração da renda.
Normalmente o imposto é pago no ato da entrega do IRPF, porém é possível antecipar este pagamento da renda proveniente de PJ através do Imposto Complementar (mensalão) pelo DARF 0246.

http://www.receita.fazenda.gov.br/Pagamentos/pagtoirpf/mensalao.htm

O simulador da alíquota ajuda a preencher o DARF:

www26.receita.fazenda.gov.br

E o preenchimento do DARF pode ser feito pelo Sicalcweb:

www.receita.fazenda.gov.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade