Alexandre Silva Hostert
Iniciante DIVISÃO 3 , Autônomo(a)Boa tarde amigos.
Este ano, estou querendo iniciar a declaração de minha renda à receita, mas estou com algumas dúvidas:
Antes, deixem-me explicar minha atividade.
Atualmente, sou autônomo e presto serviços via internet para pessoas físicas e jurídicas. Toda cobrança é feita por uma empresa terceirizada chamada Moip [ moip.com.br ] e eles fazem o depósito em minha conta corrente. Todo dinheiro que entra em minha conta procede do moip, nunca de um cliente.
- Pergunta: Para a receita, eles vão entender que recebi de pessoas físicas ou vão achar que tudo veio dessa empresa moip?
Como o meu ganho já é superior ao teto máximo, quero declarar corretamente minha renda junto à receita.
Sei que devo recolher a renda recebida de pessoas físicas via Carnê-Leão 2013, o qual já tenho instalado em meu computador.
Fiz a inserção do recebimento de janeiro corretamente e o DARF foi gerado corretamente. Até aí, tudo bem.
Lancei também a renda proveniente de pessoas jurídicas. Notei que o valor do imposto não foi acrescido, portanto, não tributado.
- Perguntas: Como eu declaro a renda proveniente de pessoas jurídicas?
- Terei que tirar notas avulsas na prefeitura para cada recebimento de pessoas jurídicas?
- O imposto pago nas notas fiscais avulsas servem para a declaração? - Terei que pagar o valor acumulado do imposto referente aos recebimentos deste ano 2013 inteiro? Pela simulação que fiz, o valor vai ser muito alto para pagar de uma vez.
De princípio as minhas dúvidas são essas. Peço que os amigos sintam-se à vontade para me corrigir, uma vez que sou completamente inexperiente no assunto.
Obrigado pela atenção de todos!
Alexandre