Valdirene Nunes
Iniciante DIVISÃO 4 , Agente AdministrativoVera Lúcia, Você falou para esperar a atualização do sistema, porém continua dando erro e não consigo enviar a declaração. Digito verificador invalido. O que faço?
respostas 841
acessos 105.747
Valdirene Nunes
Iniciante DIVISÃO 4 , Agente AdministrativoVera Lúcia, Você falou para esperar a atualização do sistema, porém continua dando erro e não consigo enviar a declaração. Digito verificador invalido. O que faço?
Wendel Galdino Calazans Dias
Bronze DIVISÃO 3 , Estagiário(a)Bom dia a todos!
Declarei em minha declaração de IRPF de 2011 a compra de um imóvel. Agora em 2012 efetuei o distrato desse imóvel e obtive uma carta de crédito junto a construtora com o intuito de adquirir outro imóvel futuramente. Como devo proceder essa operação em minha declaração?
Tassia Moura
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia,
Qual o objetivo, de pagar IR, já que todos os meses a empresa recolhe, e quando faço a declaração dá a pagar??
Vera Lucia Tristão Cintra
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
Valdirene
Realmente continua dando problema, tente colocar um zero antes do número da conta, isto também costuma dar certo.
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Tassia Moura
Bom dia!
Não é a toa que a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física é também conhecida como Declaração de Ajuste Anual (DAA).
Visa justamente fazer os devidos "ajustes" entre os valores recebidos no ano calendário e o imposto de renda retido na fonte.
Se houver durante o ano calendário retenção superior ao de fato devido, ocorrerá a restituição, caso contrário, fica o contribuinte obrigado a recolher o imposto de renda complementar.
Att.
Marcelo de Castro
Bronze DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeBom dia Paulo,
Quanto ao IRPF 2013 despesas com aluguel e condomínio podem ser dedutivas?
Desde já obrigado.
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Marcelo de Castro
Bom dia!
Seja muito bem vindo ao Forum Contabeis.
A despesa de aluguel residencial não é dedutível do IR. Entretanto, o contribuinte que paga aluguel deve lançar os valores gastos na ficha “Pagamentos e Doações”, sob o código “70 – Aluguéis de imóveis”.
Indepentemente da forma de tributação escolhida pelo contribuinte, deve-se preencher as fichas “Pagamentos Efetuados” e “Doações Efetuadas” incluindo todos os pagamentos e doações efetuados a:
- pessoas físicas, tais como pensão alimentícia, aluguéis, arrendamento rural, instrução, pagamentos a profissionais autônomos (médicos, dentistas, psicólogos, advogados, engenheiros, arquitetos, corretores, professores, mecânicos, e outros.), contribuição patronal paga à Previdência Social pelo empregador doméstico;
- pessoas jurídicas, quando constituam exclusão ou dedução na declaração do contribuinte.
A falta dessas informações sujeita o contribuinte à multa de 20% do valor não declarado.
(Decreto-lei nº 2.396, 21 de dezembro de 1987, art. 13; Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999
Regulamento do Imposto sobre a Renda (RIR/1999), arts. 930 e 967)
Marcelo de Castro
Bronze DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeObrigado, mais, tenho que informar as despesas com alugueis mesmo que essas seja devida à outra pessoa física?
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Marcelo de Castro
Andressa Julio
Prata DIVISÃO 1 , AnalistaPrezados, bom dia!
É correto se atualizar o valor de um veículo, com base na tabela FIPE ref. dezembro do ano anterior?
Ou o valor do veículo se manterá o mesmo, até sua venda?
Kelly Lioi Suruagy
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Andressa,
Não, a legislação não permite tal atualização, o valor deve ser o da aquisição..
Att,
Fernando Alves Ferreira
Bronze DIVISÃO 4 , Estagiário(a)Bom dia.
Estou com uma dúvida referente a declaração de leasing com a opção de compra no ato.
A pessoa que irá declarar no exercício 2013, não estava obrigada a declarar nos anos anteriores.
Em 2009 foi feito o contrato de leasing com antecipação de R$ 6.000,00 e o saldo de R$ 24000,00 em 60 parcelas.
Este ano esta pessoa está obrigada a declarar por causa de seu rendimento, ou seja, minha dúvida é a seguinte:
Posso declarar o ano de 31/12/2011 os valores pagos até esta data? e no ano de 31/12/2012 os valores de 2011 + 2012 ?
Ou eu tenho que deixar em branco o ano de 2011 e somente colocar os valores pagos até a data de 31/12/2012 ?
Devo informar o restante da dívida no campo dividas e onus ?
Atenciosamente
Andressa Julio
Prata DIVISÃO 1 , AnalistaBom dia, Kelly
agradeço pela informação.
Att.,
Kelly Lioi Suruagy
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Fernando,
Acabei ficanco com dúvidas também em relação ao seu questionamento. Sei que qdo há alienação fiduciária, você não deve mencionar os valores na ficha de Dívidas e Ônus e deve colocar o total pago até o 31/12/2011 na sua respectiva coluna. Mas no seu caso que é leasing achei duas fontes que tratam de maneiras diferentes..
Mas segue o que a RFB determina...
LEASING 448 — Como declarar contrato de leasing de bens móveis?
Para leasing realizado:
a) com opção de compra exercida no final do contrato em 2012, utilize o código relativo ao bem, e:
- no campo “Discriminação”, informe os dados do bem e do contratante;
- no campo ”Situação em 31/12/2011 (R$)”, informe os valores pagos até 31/12/2011, para leasing contratado até 2011, ou, no caso de leasing contratado em 2012, deixe este campo “em branco”;
- no campo ”Situação em 31/12/2012 (R$)”, informe o valor constante no campo”Situação em 31/12/2011 (R$)”, se for o caso, acrescido dos valores pagos em 2012, inclusive o valor residual;
b) em 2012, com opção de compra a ser exercida no final do contrato, utilize o código 96, e:
- no campo “Discriminação”, informe os dados do bem, do contratante e o total dos pagamentos efetuados;
- não preencha os campos “Situação em 31/12/2011 (R$)” e ”Situação em 31/12/2012 (R$)”;
c) até 2011, com opção de compra exercida no ato do contrato, utilize o código relativo ao bem, e:
- nos campos ”Situação em 31/12/2011 (R$)” e ”Situação em 31/12/2012 (R$)”, informe o valor do bem;
- em Dívidas e Ônus Reais, informe nos campos ”Situação em 31/12/2011 (R$)” e ”Situação em 31/122012 (R$)”, respectivamente, o saldo remanescente da dívida em 31/12/2011 e em 31/12/2012.
d) em 2012, com opção de compra exercida no ato do contrato, utilize o código relativo ao bem, e:
- não preencha o campo ”Situação em 31/12/2011 (R$)”;
- no campo ”Situação em 31/12/2012 (R$)”, informe o valor do bem;
- em Dívidas e Ônus Reais, informe o valor da dívida no campo ”Situação em 31/12/2012 (R$)”.
Att,
Antonia Ribeiro
Bronze DIVISÃO 2 , Não InformadoBom dia pessoal!
tenho umas dúvidas quanto à declaração de IRPF 2013:
1)devo informar os pagamentos com cartões de crédito como Pessoa Física somente quando ultrapassarem o valor de R$ 5.000,00 (já que as operadoras são obrigadas a declarar)? ou devo informar de qualquer forma?
2)Na declaração de 2012, informei um veículo que havia sido quitado em 2011. Ainda o possuo. Devo declarar algum valor em situação 2011 e 2012, ou informo o valor apenas na parte da descrição do bem?
Grata.
Luiz Silva
Iniciante DIVISÃO 1 , Não InformadoBom dia Pessoal,
Alguém poderia me ajudar quanto à declaração do IRPF 2013, estou com dúvida se preciso ou não declarar imposto de renda. Minha situação:
Sou tesoureiro da minha comissão de formatura, e os meus colegas pagam a formatura através de boletos. A conta é em meu nome e não é uma conta do tipo "comissão de formatura".
No "INFORME DE RENDIMENTOS FINANCEIROS" consta:
RENDIMENTOS SUJEITOS À TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA (Valores em reais)
01. Aplicações RDC Pós Fixado (saldo em 31/12/2011)18.360,36
(saldo em 31/12/2012)49.854,44
Preciso declarar imposto de renda?
Juliana Philippsen
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Olá colegas, estou com uma duvida referente declaração de imposto de renda pessoa física. Uma pessoa que é titular ou sócia de uma empresa e teve rendimento anual inferior a R$ 24.556,65, continua estando obrigado a entregar a declaração pessoa física no exercício 2013?
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Juliana Philippsen
Bom dia!
A sua dúvida também já foi destacada por outro usuário neste tópico, sendo assim, recomendo a leitura das mensagens já postadas e certamente obterá a resposta necessária.
Att.
Valdirene Nunes
Iniciante DIVISÃO 4 , Agente Administrativopessoal,
já fiz de tudo para enviar a declaração e não aceita o dígito verificador. já coloquei zero na frente etc conforme orientado, mas não adianta.
o que faço?
algum colega já passou por essa situação? e o que fez para corrigir o erro?
Marcelo de Castro
Bronze DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadePaulo,
Tenho um financiamento do FIES como e onde este deverá ser lançado?
Grato.
Fernando Alves Ferreira
Bronze DIVISÃO 4 , Estagiário(a)Kelly Lioi Suruagy, obrigo pela atenção.
Vou deste modo:
c) até 2011, com opção de compra exercida no ato do contrato, utilize o código relativo ao bem, e:
- nos campos ”Situação em 31/12/2011 (R$)” e ”Situação em 31/12/2012 (R$)”, informe o valor do bem;
- em Dívidas e Ônus Reais, informe nos campos ”Situação em 31/12/2011 (R$)” e ”Situação em 31/122012 (R$)”, respectivamente, o saldo remanescente da dívida em 31/12/2011 e em 31/12/2012.
Porém ainda fico na dúvida, pois ela não declarou no ano de exercicio 2012 ano calendário 2011.
Mesmo assim eu posso preencher a coluna de 31/12/2011 ?
Wendel Galdino Calazans Dias
Bronze DIVISÃO 3 , Estagiário(a)Bom dia a todos!
Declarei em minha declaração de IRPF de 2011 a compra de um imóvel. Agora em 2012 efetuei o distrato desse imóvel e obtive uma carta de crédito junto a construtora com o intuito de adquirir outro imóvel futuramente. Como devo proceder essa operação em minha declaração?
Kelly Lioi Suruagy
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Fernando,
Se ele não fez a declaração de 2012/2011 deve mencionar o total pago ate 31/12/2011 nessa coluna. Mas como o exemplo da Receita deve ser o valor do bem tanto em 31/12/2011 e 31/12/2012. Feito isso não haverá saldo negativo na sua variação patrimonial.
Outro ponto é importante mencionar na ficha dívidas e ônus o saldo que devia até 31/12/2011 e atualizar o de 31/12/2012.
Como eu disse, vi algumas fontes que mencionavam uma maneira diferente desta, onde não informavam na ficha de dívidas e ônus, apenas os lançamentos nos bens e direitos como é feito quando há a alienação junto ao banco!!
Espero ter ajudado!!
Kel
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Valdirene, os nºs do banco/agência/conta estão realmente corretos? Conferistes com algum documento do banco?
Tive um caso em que estava sendo colocado dois algarismos no dígito verificador, dava erro, aí retirei o 1º algarismo e coloquei como o último do nº da conta, deu certo.
Claudinei Jung
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Cara Antonia
O Veículo deverá ser informado, enquanto permanecer com ele, pelo valor que custou para você ( Custo original), assim como os demais bens.
Quanto ao Cartão de crédito, não existe um campo específico para vc informar o que pagou neles. Até porque na declaração de Imposto de Renda as despesas são separadas, enquanto no cartão você pode ter pago diversas produtos ou serviços na mesma fatura mensal.
O cuidado que se tem que tomar é de não informar despesas superiores as receitas e ai sim o fisco poderá lhe solicitar explicações de como fez isso e solicitar inclusive os extratos dos cartões. Podendo tributar a diferença por omissão de rendimentos.
Espero ter ajudado.
Antonia Ribeiro
Bronze DIVISÃO 2 , Não InformadoClaudinei, Obrigada, ajudou muito.
Mas minha dúvida qto ao veículo é:
eu vinha declarando os valores pagos todos os anos, porém este carro foi quitado em 2011, eu então informei isso na declaração 2012. Mas este ano, devo informar valores em 31/12/2012??? não pagamos nada em 2012!
Deixo o campo em branco? onde informo o valor do bem?
e qdo vc fala em custo original, refere-se ao montante pago ou vr que a loja pedia por ele a vista
Obda.
Romina Aparecida da Cruz Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Tenho algumas duvidas sobre a declaração de imposto de renda. alguem pode me ajudar?
1) Quando e como deve ser preenchida a ficha informações do conjuge? Já realizei algumas pesquisas e ainda fiquei em duvida.
a) Por exemplo li que esta ficha deve ser preenchida apenas quando o contribuinte declarar algum bem em comum. Se ele declarar apenas na de bens os saldos bancarios, ele dever preencher esta ficha com informações do conjuge?
b) E se o conjuge for isento da declaração, precisa informar seus rendimentos nesta ficha?
c) Se o contribuinte for casado e financiar um imovel pela CAIXA em seu nome. É preciso preencher a ficha de informações do conjuge?
2) No ano passado fiz a declaçao de imposto de renda de um colega e ela pagou parcelado o imposto devido. Esses DARFs Pagos deve ser declarado na DECLARAÇÃO deste ano? Se positivo, em qual ficha e como deve ser lançado?
Kelly Lioi Suruagy
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Estava fazendo umas consultas, e surgiu uma dúvida é devido o Imposto de Renda sobre os honorários pagos a advogados??
Como normalmente se trata de PF x PF quem deveria estar recolhendo pelo carnê leão é o advogado correto???
Na declaração de imposto de renda não há o que se falar sobre essa retenção, certo?
O contribuinte vai deduzir os valores dos honorários e lançar na ficha de pagamentos efetuados. O Imposto é de responsabilidade do advogado.
Está correto meu entendimento?
Edegar Moacir Pirola
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Estou com uma dúvida, alguém teve caso parecido?
Dívida bancária declarada em 2011 e paga em 2012 com 60% de desconto. Onde lançar o desconto para compensar a variação patrimonial? Grato.
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade