x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 540

Imposto de renda é possível isto?

Alexandre de Deus Araujo Coelho

Iniciante DIVISÃO 1 , Corretor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 20:37

Estou me formando este ano técnico em contabilidade, já procurei e não encontrei a resposta que fosse mais coerente com a realidade;
um amigo ganhou 375 mil reais e nunca teve nada e sempre declarou como isento ele recebeu uma comissão por efetuar uma intermediação, e a fonte declarou o pagamento no CPF dele, sei que ele tem que pagar 27,5% e recolher isto em 30 dias, porém ele pegou o dinheiro e comprou um imóvel por 350 mil reais a vista para sua família, a minha pergunta: ele vai prestar contas ao fisco como? e falou que como pode ele ser obrigado a recolher o tributo e deixar sua família sem teto? pois no litoral qualquer imóvel razoável e descente custa 320mil reais,ele pode alegar que o recolhimento não é justo quando ele precisa cuidar de sua família e dar a eles um lar? pois o governo não da moradia.e entrar com uma ação e recorrer o pagamento deste tributo?quais os danos que ele pode sofrer por ter agido sem pensar na lei e preservar a família?

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 21:01

Alexandre, duas coisas são certas na vida a Morte e o Imposto de Renda.

Se ele não tinha nada, então não precisava de uma casa de 350 mil, poderia muito bem ter comprado uma de 200 mil, o leão não vai ter dó dele por isso, para se sincero o Leão não tem dó nem de quem esta investindo em uma boa educação ou na própria saúde ou da família.

Se ele não Pagar vai ter que parcela e se arrumar um advogado para não pagar vai acabar dando dinheiro para o advogado e não vai mudar muita coisa.

Um fato que você não citou é se a pessoa que pagou ele efetuou a Retenção na fonte de IR, se efetuou provavelmente ela não terá que pagar muita coisa.

Iniciante DIVISÃO 1 , Corretor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 21:16

O pagador é pessoa física e não reteu nada, gostaria de saber se ele parcelando pagará multa? E qual será esta multa pelo valor do recebimento? e se vai pagar multa qual é a média das parcelas até porque ,o seu salário é abaixo de 1700 reais como autônomo. você sabe dizer como é calculado a parcela?
Obrigado pelo resposta acima, vou dar meus pêsames a ele.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade