x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 42

acessos 100.312

Lançamentos em conta de despesas

ANA LUANA MENDONCA DE LIMA

Ana Luana Mendonca de Lima

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 12:42

Boa tarde

Estou iniciando na contabilidade agora e sempre aprendi que utilizo para apropriação uma conta de despesa e uma do passivo como por exemplo ao apropriar salarios ficaria da seguinte forma:
Salarios (CR)
a Salarios a Pagar (PC)

e ao efetuar o pagamento

Salarios a Pagar (PC)
a Caixa (AC)

Minha duvida é se em algum momento poderia usar a conta de despesa para efetuar o pagamento que não foi apropriado como por exemplo

Multas não dedutives (CR)
a Caixa (AC)

No meu plano de contas não existe a conta multas não dedutiveis a pagar pq pra mim o correto seria
Multas não dedutiveis a pagar (PC)
a Caixa (AC)

Pergunta boba... mas preciso saber se estou no caminho certo... e se o correto seria incluir a conta no meu passivo circulante e efetuar o pagamento da forma acima...

Minha duvida é se eu poderia usar uma conta de despesa no momento do pagamento... no lugar da conta do passivo circulante... acho que estaria errado né!!!

Desde já obrigada

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 13:19

Ana Luana Mendonca De Lima

Nem todas as contas de despesas é possivel sua apropriação ou provisão. Convem que voce leia o Regulamento do Imposto de Renda.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Gustavo Henrique Vieira

Gustavo Henrique Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 14:29

Boa tarde!

Ana,

O que você sugeriu sobre lançar a conta de despesa contra caixa para pagamento é válido. Imagine uma situação onde sua empresa compre alguns materiais para uso no escritório, lápis, canetas, clipes, entre outros, totalizando uma nota no valor de R$ 50,00. Então sua empresa paga no ato da compra, você até poderia lançar tais materiais no estoque e ir dando baixa toda vez que alguém pegasse uma caneta, mas isso se tornaria inviável ou até mesmo dispendioso demais para a empresa, então você pode lançar direto como despesa da maneira que você citou:

D- Despesa materiais escritório (CR)
C- Caixa (AC)
R$ 50,00

Isso é permitido pois o valor é pequeno e tem ainda o fator de se tornar inviável o registro no estoque para tais bens.

No caso que você citou sobre multas, pode sim fazer desse jeito, e acho estranho no seu plano de contas não ter a conta de despesa/custos com multas, porque mesmo que você fosse apropriar você teria que reconhecer a despesa:

D- Multas (CR)
C- Multas a pagar (PC)

Mas você pode sim lançar

D- Multas (CR)
C- Caixa (AC)

Espero ter te ajudado.

ANA LUANA MENDONCA DE LIMA

Ana Luana Mendonca de Lima

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 15:15

Ajudou bastante... inclusive achei melhor adicionar a conta em meu plano de contas. .. la no passivo pois tambem acho que preciso ter ela la.... mas no exemplo que vc me deu sobre materiais de escritorio a caixa eu poderia lançar

D- Materias de escritorio a pagar (PC)
C - a caixa (AC)

ou nesse lançamento teria que ser debitada a conta de despesa
????

Tenho dificuldade em saber quando utilizar a conta de despesa ao inves da conta do passivo... se eu usar a de despesa somente para apropriar esta correto???
e sempre que for pagar (mesmo que seja algo não apropriado debitar uma conta do passivo)

Muito Obrigada!!!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 15:29

Colega Ana Luana,
Eu particularmente não sou muito a favor de contas despesas não dedutíveis a pagar, pois geralmente são penalidades e imprevisíveis,( ex; multa p/infrações fiscais/multa isolada) e nem sempre há previsões; prefiro usar no ato do pagamento a conta que identifica melhor o fato colocando sempre a expressão indedutível, pra no final do exercicio serem identificadas. Claro, esta é a minha opinião, e um abraço.

Rogerio de Souza Santos
ANA LUANA MENDONCA DE LIMA

Ana Luana Mendonca de Lima

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 15:43

Entendi sua posição Rogerio...
Seria no caso como uma despesa no correio... a empresa não sabe quanto gastara o mes que vem com correios... então faz o pagamento direto

Correios (CR)
a Caixa (AC)

seria isso??

Geralmente faço
Correios a pagar (PC)
a Caixa (AC)

Das duas formas efetuei o pagamento direto... sem provisionar ja que eu não sabia quanto gastaria... certo???

esses dois tipos de lançamentos vc acha correto? ou acha so o primeiro...

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 17:02

Não se esqueçam que pra fazer provisão ou apropriação torna-se necessário ter em mãos um documento legalmente aceito. Eu não posso apropriar, por exemplo, uma despesa com vale refeição se eu não tenho a nota fiscal de compra. Se eu não tiver a nota fiscal que gastei com os correios não posso apropriar uma provável despesa futura.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
ANA LUANA MENDONCA DE LIMA

Ana Luana Mendonca de Lima

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 09:16

Bom diaaa!!!!!!

Vejam se estou correta em minha conclusão...

Quando for uma despesa que ocorreu dentro do mes e que não pode ser provisionada no mes anterior devo debitar a conta de despesa e creditar a conta caixa quando do pagamento....

Se for uma despesa passivel de provisão no mês anterior irei efetuar o pagamento debitando a conta do passivo e creditando caixa quanto do pagamento.

Estou correta em meu entendimento????

Muito obrigada pela paciencia.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 15:24

Cara Colega,
Na verdade este é o primeiro site que nos propicia este diálogo, e isto só nos traz crescimento pessoal e profissional. Colocamos as nossas opiniões, debatemos com nossos colegas(num bom sentido) e terminamos aprendendo com os outros também. Isto é ótimo e desejo que os meus colegas sintam realizados em sua profissão, apesar dos atropelos.

Um abraço.

Rogerio de Souza Santos
JOSEILDO DE SOUZA VIEIRA

Joseildo de Souza Vieira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 9 julho 2011 | 23:54

Boa noite passoal!

Fiquei com uma dúvida, está dentro dos princípios contábeis a utilização
no histórico "apropriação"da seguinte operação? o correto seria "provisão"?? porque o pag. será a prazo.



tomou serviço na seguinte data:

04/03/2011

Serviços de terceiros P/Jurídica..............750,
a ASS Manutenção de máquinas LTDA........750,

Histórico: Vlr ref. a apropriação de NF elet. Nº 47, ASS Manutenção
de máquinas LTDA.


Joseildo Vieira
Analista Contábil
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Domingo | 10 julho 2011 | 10:00

Joseildo De Souza Vieira


Se voce fizer uma pesquisa no banco de dados do forum irá encontrar resposta para sua dúvida postada pelo Ricardo. O nome do tópico é Diferença entre previsão e provisão


Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Stefani Pontes

Stefani Pontes

Bronze DIVISÃO 2
há 12 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 15:12

Boa Tarde,

Estou com uma grande dúvida, preciso lançar uma Multa do Inmetro e não sei bem como ficará o resultado.

Sei que ela é uma Multa não dedutivel, mas ela soma ou diminui o Lucro para base de cálculo do IR e Cs??

A empresa é Lucro Real. .

Exemplo:
Multa Inmetro: 4.950,00
Lucro Liquido: 41.031,04 (sem a multa)

agora diminui ou acrescenta no lucro esta multa?

No aguardo.

Obrigada

At,
Stefani

Stefani Pontes

Stefani Pontes

Bronze DIVISÃO 2
há 12 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 18:34

Mário,

Então posso deixar esta conta abaixo de Multas,(no grupo despesas não operacionais) mas com o nome multas não dedutíveis...correto? depois eu só aumento o vlr do saldo desta conta ao lucro..

Obrigada.

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 11 anos Sábado | 1 setembro 2012 | 20:20

Boa noite Eilany.

Sendo a contabilidade uma ciencia humana, poderia afirmar que material de expediente é um material de uso/consumo, portanto, pessoalmente, não vejo diferença entre essas nomenclaturas.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
ANGELA Bassetti

Angela Bassetti

Prata DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 09:43

bom dia, peço ajuda para uma questao, faço a contabilidade de uma associação de aposentados, e a associação fez convenio com um restaurante, em que conta posso lançar esta despeza, lembrando que nao é descontado nenhum valor dos associados,

desde ja agradeço!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 13:44

Bom dia Ângela!

Você não explicou que tipo de convênio, mas eu entendi que a Associação paga as refeições aos aposentados, é um benefício para os associados.

Se for isso, pode contabilizar em Despesas com Alimentação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ANGELA Bassetti

Angela Bassetti

Prata DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 09:54

bom dia, pessoal pode por favor me ajudar com uma questao...quando contrato uma empresa para realizar um evento como devo fazer o lançamento, e depois como devo proceder com o lançamento para o pagamento?

desde ja agradeço a atenção!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 10:59

Olá Ângela!

Normalmente os lançamentos contábeis são feitos quando ocorre uma operação financeira: pagamento ou recebimento.

Salvo algumas ocasiões onde são feitas apropriações de receitas ou despesas onde as mesmas foram concretizadas através de documento hábil e previsto na Legislação Brasileira.

O contrato de prestação de serviços não é passível de lançamento contábil, serve para prever e garantir a prestação de serviços conforme acordado, como deve ser o seu caso.

Portanto você só vai contabilizar os pagamentos através de recibos ou nota fiscal de serviços, dependendo se for PJ ou PF e do cadastro nos órgãos públicos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 13:52

Boa tarde Ângela!

Vamos aos lançamentos:

1. Pela apropriação da nota fiscal de serviços no dia 29/01:

D - Serviços de Terceiros (aqui você vai escolher a conta de despesa)
C - Fornecedores - Fulano de Tal

2. Pelo pagamento no dia 10/02:

D - Fornecedores - Fulano de Tal
C - Caixa/Bancos

A conta de despesa você vai escolher no seu plano de contas a que se adeque melhor ao serviço executado.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ANGELA Bassetti

Angela Bassetti

Prata DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 14:21

boa tarde!
Prezados podem me ajudar? sou responsável por uma associação de aposentados, que tem uma empresa que presta serviços de ambulância, no caso de associados terem que se receber cuidados médicos, são transportados por esta empresa, foi feito um contrato de prestação de serviços por prazo de 12 meses sendo mensalidade de 90,00 reais, como devo proceder com o lançamento? entendo que devo lançar a contratação e ir dando pagamento correto? e qual seria a forma de lançamento?

LUCIANO ALVES TOMAS

Luciano Alves Tomas

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 15:16

Boa Tarde Angela

Para fazer os lançamentos ficará assim:

Apropriação

D- Mensalistas a Pagar - R$ 1.080,00
C- Mensalidades

Feito o primeiro pagamento fica assim:

D- Mensalidades - R$ 90,00
C- Caixa ou Banco ( Depende da onde vai sair o dinheiro )


Obs.: Verifique as contas do plano de contas, pois poderá haver contas com outras nomes. No atraso haverá juros e multa, terá mais lançamentos nesse caso.

Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Ditado do dito do não dito : " Não requer prática nem habilidade qualquer criança aprende se diverte" mas quem sabe escreve e comenta

contato: vide profile
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.