x

IRPF e Fonte - Horas Extras podem ficar isentas do imposto

Conforme notícia divulgada no site da Agência Senado, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve examinar nesta terça-feira,

26/05/2009 00:00:00

1,5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Conforme notícia divulgada no site da Agência Senado, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve examinar nesta terça-feira, 26.05.2009, uma pauta com dez projetos, dentre eles um que elimina a cobrança de Imposto de Renda sobre o serviço extraordinário dos empregados. O autor do projeto (PLS nº 109/2006), senador Valdir Raupp (PMDB-RO), argumenta que o pagamento de hora extra pelo patrão é uma indenização pelas perdas e danos do empregado, que troca o lazer pelo trabalho.

Raupp lembra que as indenizações não são tributadas pelo Imposto de Renda, já que não são geradoras de renda. Pondera, ainda, que, apesar de a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei nº 5.452/1943) deixar claro que o empregado não é obrigado a cumprir hora extra, na prática quem recusa a convocação da empresa ou órgão público pode acabar sofrendo retaliações ou até ser demitido.

O relator da matéria, senador Gim Argello (PTB-DF), afirma que a argumentação contra a cobrança de imposto "é defensável", porém a isenção pode levar as empresas a optarem sempre pelo pagamento de horas extras aos empregados em vez de criarem novas vagas. Lembra, também, que o custo de contratação e de dispensa de empregados é alto, o que pode tornar corriqueira a prática do serviço extraordinário. Por isso, recomenda a rejeição do projeto.

Fonte: Editorial IOB

Enviado por: Wilson Fernando A. Fortunato

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.