x

Pequenas devem aproveitar IFRS para calcular desempenho

Segundo a Crowe Horwath RCS, balanços atuais não mostram a realidade financeira da empresa para o mercadoCompanhias de capital fechado podem aproveitar

14/03/2010 00:00:00

1,7 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Segundo a Crowe Horwath RCS, balanços atuais não mostram a realidade financeira da empresa para o mercado

Companhias de capital fechado podem aproveitar a obrigatoriedade do IFRS para pequenas e médias empresas para remodelar os negócios com índices reais de desempenho. O aconselhamento é do diretor da divisão de auditoria da Crowe Horwath RCS, Jairo da Rocha Soares.

O Conselho Federal de Contabilidade publicou informações sobre as novas regras contábeis em dezembro último. A novidades valem já para este ano e representam cerca de 10% de todas as normas verificadas no IFRS voltado para companhias de capital aberto.

Clique aqui e conheça as normas aprovadas na íntegra.


"Os níveis de transparência serão substancialmente maiores, pois os balanços tornarão pública a real saúde financeira e patrimonial das empresas", previu Soares. O executivo explicou que, na realidade atual, os balanços são apenas fiscais, portanto não mostram a realidade financeira da empresa para o mercado.

"Com a elaboração de um balanço societário e passando por uma auditoria, os empresários já vão criando uma cultura de transparência e de governança, o primeiro passo para um crescimento sustentável", ressaltou. "Um balanço dentro dessas regras valida a transparência da companhia, o que hoje é instrumento importantíssimo na busca de parceiros e de crédito", continuou.

Dificuldades
No entanto, Soares prevê dificuldades para os contadores brasileiros. Na opinião do auditor, tais regras envolvem um universo representativo de empresas, cerca de 95% das companhias brasileiras.

"Os profissionais precisam se preparar, pois embora as regras tenham sido simplificadas, ainda são bem diferentes das que o País estava acostumado. Este é, sem dúvida, o maior desafio para o mundo empresarial em 2010", concluiu.

Fonte: Financial Web

Enviado por: Wilson Fernando de A. Fortunato

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.