Os assuntos serão tratados na "Convenção Regional dos Profissionais, Empresários e Estudantes da Área Contábil de Sorocaba", evento realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP), pela Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp) e pelo Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP).
O objetivo da convenção é a educação continuada, o aperfeiçoamento dos conhecimentos, a expansão dos negócios das empresas do município e a transparência nas prestações de contas dos órgãos públicos e das empresas para a comunidade. A Convenção Regional dos Profissionais, Empresários e Estudantes da Área Contábil de Sorocaba acontece dia 23, das 7h30 às 17h, no Parque Tecnológico de Sorocaba, que fica à avenida Itavuvu, 11.777, no Distrito Industrial Zona Norte.
A Lei 12.683/2012 e a Resolução CFC 1.445/2013 dispõem sobre os procedimentos que os profissionais da contabilidade devem adotar para prevenir os crimes de sonegação e de lavagem de dinheiro. Se identificarem dados suspeitos, devem informar ao Coaf.
As novas exigências do Coaf foram criadas para aumentar os mecanismos de controle sobre as operações financeiras e prevenir a ocorrência de práticas ligadas a infrações penais.
Participam desse painel, o coordenador geral de Processo Administrativo no Coaf, Marcelo Silva Pontes, o profissional da contabilidade, coautor do livro "Normas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro", Marcos Augusto Apóstolo; o profissional da contabilidade e mestre em Ciências Contábeis e Atuariais, José Luiz Munhós e o vice-presidente de Administração e Finanças do CRC-SP, Gildo Freire de Araújo.
A era do Sped
O debate sobre Sistema Público de Escrituração Digital (Sped/eSocial) também será destaque na convenção. A palestrante será a advogada, professora, pós-graduada em Direito Público e consultora nas áreas de Direito do Trabalho e Previdenciário, autora de livros, Valéria de Souza Telles.
Valéria falará sobre o funcionamento do sistema e explicará que as declarações contábeis de todas as empresas devem ser preenchidas nessa plataforma.
O Sped consiste na modernização da sistemática do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores. O sistema, segundo o Conselho, veio para facilitar o envio de informações trabalhistas e previdenciárias, evitando redundâncias, reduzindo custos na transmissão das informações e minimizando o risco de autuações.
Comissão Jovem
No dia 22 de maio, às 19h30, a Comissão CRC-SP Jovem realiza o Encontro de Estudantes de Sorocaba, na Universidade de Sorocaba (Uniso). O doutor e mestre em Engenharia de Produção, Renato Fonseca de Andrade, falará sobre "Startup Comportamento Empreendedor". Para participar do Encontro de Estudantes não será cobrada taxa de inscrição. Como projeto social do evento, o ingresso será 1 quilo de alimento não perecível. A Uniso fica no quilômetro 92,5 da rodovia Raposo Tavares.
Fonte: Cruzeiro do Sul - SP