x

Sua empresa já tem certificado digital?

A 8 dias da data em que deverão passar a emitir eletronicamente suas Notas Fiscais de mercadorias, a Serasa Experian estima que 56% das empresas abrangidas ainda

24/09/2010 12:29:00

1,7 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A 8 dias da data em que deverão passar a emitir eletronicamente suas Notas Fiscais de mercadorias, a Serasa Experian estima que 56% das empresas abrangidas ainda não estão com o seu Certificado Digital NF-e em mãos. A partir de 1º de outubro, empresas com atividades estabelecidas por 257 CNAEs (Código Nacional de Atividade Econômica) deverão passar a emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

"A adesão de 44 % está bem acima do que verificamos em levas anteriores, mas, de todo modo, mais da metade do contingente ainda precisa providenciar o seu Certificado Digital NF-e, e essa é a parte mais simples do processo", afirma Igor Ramos Rocha, presidente de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian.

Um dos motivos que podem ter favorecido esse aumento na adesão, comparativamente a movimentos anteriores, na opinião de Igor Rocha, é a repercussão positiva por parte das empresas já participantes da NF-e. São, atualmente, cerca de 294 mil empresas, de acordo com dados do Ministério da Fazenda, responsáveis, em todo o Brasil, por quase 1,5 bilhão de NF-e autorizadas, que movimentaram quase 32 trilhões de reais em mercadorias.

O executivo explica que a emissão eletrônica de Nota Fiscal não é a simples transposição para o meio virtual do documento em papel. "A NF-e é um processo que necessita de adequação de sistemas, o que, dependendo do volume de notas e das características de cada empresa, pode demorar até meses", diz Igor Rocha.

"A NF-e promove o que chamamos de desmaterialização de processos, isto é, transforma em eletrônico um processo estruturado em papéis, o que não significa apenas a eliminação do papel, mas uma revolução na logística do processo, incluindo a transmissão eletrônica, o armazenamento. E as empresas têm percebido muitos benefícios, como redução de custos e prazos", analisa o executivo da Serasa Experian.

As empresas que quiserem conferir a data de sua adesão à NF-e podem acessar, sem necessidade de cadastro e gratuitamente, o site certificadodigital.com.br/nfe. Lá encontrarão um aplicativo de internet por meio do qual, informando o seu CNAE, ou o nome ou parte do nome do ramo de atividade, e instantaneamente podem conferir a data. O aplicativo foi desenvolvido pela Serasa Experian para facilitar às empresas o acesso a essa informação.

Fonte: B2B Magazine

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.