x

Receita desmonta esquema de fraude

Operação conjunta da Receita e da Polícia Federal desarticulou na sexta-feira um esquema de fraudes tributárias que funcionava nas cidades de Florianópolis

02/05/2006 00:00:00

1,8 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Operação conjunta da Receita e da Polícia Federal desarticulou na sexta-feira um esquema de fraudes tributárias que funcionava nas cidades de Florianópolis e São José, em Santa Catarina. O esquema tentava fraudar a Receita Federal com declarações irregulares de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) , que geravam imposto a restituir com valores médios de R$ 1,5 mil. Os fraudadores começaram a agir no ano passado com o envio de declarações indevidas pela Internet, utilizando nomes de contribuintes de diferentes regiões fiscais, sem comunicá-los. Isso alertou o Departamento de Pesquisa e Investigação da Receita, que bloqueou as restituições, cancelou as correspondentes declarações e iniciou investigações para identificar os responsáveis. A ação culminou com a apreensão, na sexta-feira, de centenas de cartões de crédito e bancários, além de cédulas de identidade originais, preparadas para colocação de fotos dos estelionatários envolvidos. Sabedores da tentativa de fraudar o fisco com declarações forjadas, a Receita passou a monitorar as entregas deste ano em tempo real, e observou a "coincidência" do mesmo rol de contribuintes indevidamente utilizados. Até a seqüência de envio pela Internet coincidia com a ordem de envio das declarações no ano anterior. Segundo a Receita, as investigações identificaram duas pessoas, mãe e filho, como mentores da operação, que desviou cerca de R$ 750 mil, de acordo com estimativas iniciais.

Fonte: DCI

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.