x

IR: Correio Braziliense terá chat com tributarista amanhã; participe

14/03/2011 10:58:52

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IR: Correio Braziliense terá chat com tributarista amanhã; participe


Contribuintes que precisem de orientação para preencher a declaração anual poderão fazer perguntas a especialista do Sindifisco às 15h30 de amanhã


Os contribuintes que ainda não declararam o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano e ainda têm dúvidas sobre como acertar as contas com o Leão poderão participar amanhã, dia 15, às 15h30, do chat promovido pelo Correio para esclarecer os questionamentos. O especialista em tributação Luiz Antônio Benedito, do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), responderá às perguntas em tempo real. Para iniciar a conversa virtual, basta o internauta acessar o site www.correiobraziliense.com.br.

Formado em ciências contábeis, administração de empresas e direito, Luiz Benedito, 46 anos, é paulista e trabalha há 17 anos como auditor fiscal. Na Receita, já atuou nas áreas de fiscalização, julgamento e administração tributária. Atualmente, trabalha com orientação e análise tributária. O especialista lembra a importância da mídia para ajudar os contribuintes na hora de preencher a Declaração de Ajuste Anual. “Uma das funções do auditor fiscal é orientar os contribuintes. Ainda que isso seja feito nos plantões fiscais da Receita, o auxílio da mídia também é importante para esclarecer sobre o preenchimento correto”, afirmou.

O chat será uma oportunidade para os trabalhadores saberem quem é obrigado a acertar as contas com o Fisco, quais são as possibilidades de isenção e de dedução, quem pode ser considerado dependente e como informar corretamente bens e aplicações financeiras, entre outros assuntos.

Além da conversa on-line com o auditor fiscal da Receita, o Correio publica diariamente coluna com dúvidas de leitores respondidas por especialistas do Sindifisco e do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco). Os contribuintes podem encaminhar as questões para o e-mail [email protected].

Na última sexta-feira, dia 11, a Receita Federal lembrou por meio de sua página na internet que o prazo de entrega da Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) inativa é até 31 de março. São consideradas empresas inativas aquelas que não tiveram atividade operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais durante todo ano de 2010.

No ano passado o órgão recebeu 2.734.638 declarações de pessoas jurídicas inativas. A previsão para este ano é a entrega de três milhões. As empresas inativas que não apresentarem a DSPJ ou fizerem a declaração fora do prazo receberão multa de R$ 200,00, emitida automaticamente no momento do envio da declaração.

Balanço
Até quinta-feira, dia 10, 1.080.400 contribuintes tinham declarado o Imposto de Renda da Pessoa Física à Receita Federal. A expectativa é que 24 milhões de pessoas acertem as contas até a data final, 29 de abril. Quem perder o prazo está sujeito a multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Fonte: Correio Braziliense

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.