Contábeis o portal da profissão contábil

16
Dec 2018
18:04

Trabalhista

eSocial passa a ser tema de palestras semanais para contribuintes em São Paulo

Receita Federal, INSS, Caixa Econômica e Ministério do Trabalho vão tirar dúvidas de usuários do sistema: Inscrições para as duas primeiras palestras já estão abertas ao público

30/10/2018 11:34

eSocial Palestras

Será inaugurada, no próximo dia 6 de novembro, uma Sala Especial de Atendimento do eSocial em São Paulo. Inicialmente, o funcionamento da sala paulista será semanal, quando representantes da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal, do INSS e do Ministério do Trabalho farão um atendimento coletivo aos usuários do sistema. As duas primeiras palestras estão agendadas para os dias 6 e 12 de novembro. As inscrições estão abertas. As vagas são limitadas.

Serviço

Palestra eSocial
Datas: 6 e 12 de novembro
Horário: das 13h às 18h
Programação: palestras com representantes da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal, do INSS e do Ministério do Trabalho seguidas de respostas para perguntas enviadas pelos usuários no ato da inscrição ou feitas presencialmente antes do início do evento
Número de vagas para cada palestra: 300
Como se inscrever: basta visitar o Portal do eSocial (http://portal.eSocial.gov.br), clicar em "Fale Conosco" e, em seguida, em "Salas Especiais de Atendimento Presencial". A sala de São Paulo é a última da lista. Se preferir ir direto ao link de inscrições, basta clicar aqui para a palestra do dia 6 e aqui para a palestra do dia 12

Local: avenida Prestes Maia, 733 - auditório do 22º andar do edifício-sede do Ministério da Fazenda em São Paulo - Luz - São Paulo - SP
Os eventos são gratuitos.

eSocial

Por meio do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) os empregadores comunicarão ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

A implantação do eSocial viabilizará garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas e aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias. A legislação prevê ainda tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

O eSocial começou a ser implantado em janeiro deste ano em grandes empresas. Atualmente a implantação está na segunda fase, que inclui empresas com faturamento de até R$ 78 milhões não optantes pelo Simples.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Receita Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho.

Salas Especiais de Atendimento Presencial

As Salas Especiais de Atendimento Presencial do eSocial começaram a ser implantadas este ano e já estão em funcionamento em Unidades da Receita Federal das seguintes capitais: Fortaleza, Belo Horizonte, João Pessoa, Curitiba e Recife. Também serão instaladas salas em Salvador, Belém, Porto alegre, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

As chamadas salas são compostas por representantes dos quatro órgãos envolvidos no projeto eSocial. Elas funcionam como ponto de referência para que o cidadão busque sanar dificuldades relativas à operacionalização do sistema eSocial e dúvidas sobre legislação tributária, previdenciária e trabalhista relacionada ao eSocial, evitando seu deslocamento aos diversos Órgãos.

Cada Sala de Atendimento funciona de acordo com as características locais. De forma geral, trata-se de um atendimento coletivo aos usuários do eSocial, com periodicidade semanal ou quinzenal, composto por uma breve apresentação sobre o sistema, esclarecimento de dúvidas. A inscrição prévia é obrigatória, pois as vagas são limitadas.

Fonte: Receita Federal

Enviado por

Josefina do Nascimento Pinto

Trabalhou por quase 20 anos em escritório contábil Fundadora do blog Siga o Fisco Consultora tributária, Palestrante, Influenciadora Digital, instrutora de cursos de ICMS, ICMS-ST, ISS, IPI, PIS/Cofins e Simples Nacional (tributos indiretos) www.sigaofisco.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César