x

Contábil

Orientações para elaboração das demonstrações financeiras

As Superintendências de Normas Contábeis e de Auditoria (SNC) e de Relações com Empresas (SEP) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgam na sexta-feira dia 11/1/2019, o Ofício Circular CVM/SNC/SEP 1/19.

14/01/2019 10:27:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Orientações para elaboração das demonstrações financeiras

Orientações para elaboração das demonstrações financeiras

As Superintendências de Normas Contábeis e de Auditoria (SNC) e de Relações com Empresas (SEP) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgam na sexta-feira dia 11/1/2019, o Ofício Circular CVM/SNC/SEP 1/19 com orientações quanto a aspectos relevantes a serem observados na elaboração das Demonstrações Financeiras para o exercício social encerrado em 31/12/2018.

“O Ofício Circular externa o entendimento das áreas técnicas da CVM quanto à adequada representação contábil de um evento econômico refletido nas demonstrações das companhias”, comentou o superintendente da SNC, José Carlos Bezerra. “Seus tópicos têm origem nos desvios identificados e informações obtidas pelas áreas técnicas da Autarquia acerca de operações que estão sendo estruturadas pelo mercado, ao longo do exercício social, para os quais essas áreas julgam conveniente alertar o mercado acerca do posicionamento considerado, em regra, mais adequado”, explicou.

O documento contém algumas atualizações em relação ao de 2018, com a inclusão de dois novos temas: Alguns Aspectos dos Contratos de Leasing – IFRS 16 e ICMS base de cálculo PIS e COFINS.

Confira os assuntos tratados:

1. True and fair view

2. Gerenciamento de Estrutura de Capital

3. Testes de impairment – CPC 01

4. Divulgações – Notas Explicativas

5. Instrumentos Financeiros

6. Reconhecimento de Receita por Companhias do Setor de Incorporação Imobiliária – IFRS 15

7. Combinação de Negócios

8. Mudança de políticas contábeis

9. IRPJ e CSLL Diferidos

10. Equivalente de caixa (LFTs)

11. Alguns Aspectos dos Contratos de Leasing – IFRS 16

12. ICMS na base de cálculo PIS e COFINS

Mais informações: Acesse o Ofício Circular CVM/SNC/SEP 1/19

Fonte: CVM

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.