x

Tributário

Quase 5 milhões de declarações do IR foram entregues em duas semanas

Expectativa da Receita Federal é receber 30,5 milhões de formulários neste ano

22/03/2019 09:03:10

517 acessos

Quase 5 milhões de declarações do IR foram entregues em duas semanas

A Receita Federal revelou nesta quinta-feita (21) que já recebeu 4.958.833 de declarações do Imposto de Renda 2019, o equivalente a 16,26% do total esperado para este ano.

O prazo para que o contribuinte entregue a declaração foi aberto no dia 7 de março e vai até às 23h59 do dia 30 de abril. Cerca de 30,5 milhões de pessoas devem entregar o documento este ano.

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, será utilizado o Programa Gerador da Declaração - PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração.

O contribuinte que tiver apresentado a declaração referente ao exercício de 2018, ano-calendário 2017, poderá acessar a Declaração Pré-Preenchida no e-CAC, por meio de certificado digital. Para isso, é preciso que, no momento da importação do arquivo, a fonte pagadora ou pessoas jurídicas tenham enviado para a Receita informações relativas ao contribuinte referentes ao exercício de 2019, ano-calendário de 2018, por meio da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) , Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed), ou a da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob).

Segundo a Receita, o contribuinte que fez doações, inclusive em favor de partidos políticos e candidatos a cargos eletivos, também poderá usar, além do Programa Gerador da Declaração (PGD) IRPF2019, o serviço Meu Imposto de Renda.

Para a transmissão da Declaração pelo PGD, não é necessário instalar o programa de transmissão Receitanet, uma vez que essa funcionalidade está integrada ao IRPF 2019. Entretanto, continua sendo possível a utilização do Receitanet para a transmissão da declaração.

Se você não fez ainda a sua declaração 2019, procure um contador de confiança perto da sua casa ou trabalho para que ele te oriente sobre o processo.

Se preferir, pode ainda visitar uma das melhores faculdades de ciências contábeis do Brasil, elas contam com laboratórios supervisionados por professores com alunos assessorando a população no envio de dados para a Receita Federal.

Fonte: Agência Brasil

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.