x

Caixa alerta para fim do prazo para Conectividade Social

Em 01/01/2012 só serão pormitidos os certificados ICP-Brasil.

10/11/2011 11:54:57

2,4 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A Caixa Econômica Federal alertou hoje que muitas empresas e escritórios de contabilidade ainda não se habilitaram no novo programa Conectividade Social. Por meio dele, são transmitidos, via internet, arquivos gerados pelo programa do Sistema de Recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social (SEFIP) .

O prazo final é o ultimo dia do ano, quando não será mais permitido acesso ao portal eletrônico com os certificados em disquete. Eles serão substituídos obrigatoriamente pelos certificados emitidos no Padrão ICP-Brasil.

Segundo dados da Caixa, até o momento, mais de 10,1 milhões de trabalhadores já possuem o certificado digital dentro do padrão. Cerca de 400 mil empresas já possuem o novo Conectividade Social, sendo que 137 mil fizeram a transferência para o novo canal nas últimas duas semanas. Juntas, elas empregam 22% dos trabalhadores que recebem depósitos mensais em contas veiculadas do FGTS.

O banco estatal ressalta que, para evitar transtornos, "é bom não deixar a mudança de certificado para a última hora". Empresas e contadores que possuem certificados digitais no padrão ICP-Brasil não precisam de nova certificação e já podem utilizar os modelos digitais válidos.

(Murilo Rodrigues Alves / Valor)

Fonte: O Globo

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.