x

Economia

Endividamento do consumidor cai pela primeira vez em 2019

Pesquisa revela que saques do FGTS podem ter ajudado na quitação das dívidas dos brasileiros.

29/10/2019 18:46:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Endividamento do consumidor cai pela primeira vez em 2019

Endividamento do consumidor cai pela primeira vez em 2019

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, CNC, divulgou nesta terça-feira, 29, o indicador do percentual de famílias endividadas no país que caiu pela primeira vez neste ano, depois de nove altas consecutivas.  

Em outubro a taxa registrada foi de 64,7%, inferior aos 65,1% de setembro. “Após um período de forte crescimento do crédito, os recursos extras advindos do FGTS e PIS/Pasep, somados à sazonalidade positiva no mercado de trabalho, favoreceram a redução do endividamento”, aponta o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Na comparação mensal, foram registrados aumentos em relação às famílias com dívidas ou contas em atraso (24,9% contra 24,5%) e às que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas atrasadas e que, portanto, permaneceriam inadimplentes (10,1% ante 9,6%).

Para Marianne Hanson, economista da CNC responsável pela pesquisa, o resultado indica uma desaceleração na demanda por empréstimos e financiamentos, após um período de forte crescimento: “O aumento dos indicadores de inadimplência reflete o maior comprometimento de renda das famílias com as dívidas”.

Entre as faixas de renda, o número de endividados apresentou tendências distintas. Para as famílias que ganham até dez salários mínimos, o percentual alcançou 65,6%, resultado inferior aos 66,2% observados em setembro. Já para as famílias com renda acima de dez salários mínimos, houve aumento na comparação mensal (de 60,5% para 61,1%).

Mais uma vez, o cartão de crédito figurou como o principal tipo de dívida do brasileiro, sendo apontado por 78,9% das famílias endividadas. Em seguida, aparecem os carnês (15,5%) e o financiamento de carro (9,5%).

Informações: CNC

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.