x

Empresarial

Por que ter um contador para a minha ONG ou Associação?

Uma pergunta que ouvimos após a pessoa constituir uma ONG ou associação é: vou precisar de um contador? Mas como a contabilidade pode ser útil para uma entidade sem fins lucrativos.

28/11/2019 09:58:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Por que ter um contador para a minha ONG ou Associação?

Por que ter um contador para a minha ONG ou Associação?

Uma pergunta que ouvimos após a pessoa constituir uma ONG ou associação é: vou precisar de um contador? Mas como a contabilidade pode ser útil para uma entidade sem fins lucrativos?.

É muito comum os fundadores ou mesmo ou responsáveis, pensar que este tipo de organização não vai precisar de um contador, porém quando se vai criar este tipo de organização é muito importante, que se tenha a assessoria de um contador para realizar tal tarefa, pois se você não tiver uma assessoria contábil pode incorrer em uma série de problemas judiciais e fiscais.

A ONG, por si só é definida como uma organização sem fins lucrativos, fundada mediante ao interesse de um grupo de pessoas, que vão então se reunir e fazer a abertura de forma oficial desta entidade, o processo de abertura deste tipo de instituição se mostra como um processo extremamente complexo, sendo muito mais complexo do que se abrir uma empresa até por haver mais exigências para isto.

 Por que se deve ter um contador para a minha ONG ou Associação?

 Primeiramente, uma ONG apesar de ser uma entidade sem fins lucrativos vai precisar de dinheiro para se manter e para isso será feito uma série de movimentações e mobilizações, para se fazer a arrecadação de fundos, par se registrar estas doações, o único meio possível é por meio de um contador, que vai fazer o registro de maneira correta destes ganhos junto a receita federal.

Outra questão, é que o patrimônio adquirido ou doado a ONG, terá que ser declarado a receita federal e mais uma vez entra em cena a figura do profissional de contabilidade, que vai realizar o processo de registrar este patrimônio no nome da ONG e dos diretores envolvidos neste processo todo.

Outra questão, importante é com relação a obtenção de CNPJ, que permite por exemplo que se consiga certificações, como a OSCIP, por exemplo, que permita que se consiga doações de órgãos governamentais e empresas grandes, que somente fazem doações com ONGs certificadas e com CNPJ.

Dai surge a necessidade de se contratar por escritório especializado, em se fazer o registro de forma adequada e correta deste tipo de operação até mesmo para que se evite problemas e danos diversos a imagem desta ONG sendo que a assessoria contábil se mostra como algo muito importante e até mesmo vital para este tipo de instituição.

 Como o contador pode me ajudar com relação ao patrimônio da ONG?

 Um contador pode ser bastante útil na questão da administração patrimonial, como colocado no artigo contador para pessoas físicas, o contador pode realizar atividades de administração patrimonial, não somente de patrimônio de empresas, como também nas questões ligadas ao patrimônio de ONGs, que costumam se benefícios com isenções fiscais.

 Outros serviços, que este tipo de profissional pode oferecer para uma ONG é também, serviços relativos a administração de empregados, fazendo a gerência de processos de CLT e fundo de garantia para os funcionários.

Outros serviços, que um escritório de contabilidade pode fazer para este tipo de entidade, consiste em serviço de aconselhamento contábil, ou seja, se fazer um serviço de sugestão de maneiras e formas de se fazer por determinado procedimento na contratação de empregados desta ONG.

Processos de captação de recursos também podem ser customizados por meio da figura do contador.

 Como os processos de captação de recursos pode ser customizados por meio do contador?

 Ao se usar por serviços contábeis é muito importante que se pense em termos de customização de sua ONG, pois com a assessoria de um contador se pode dar customizada no plano de marketing de desenvolvimento e captação de recursos para sua ONG, podendo até mesmo fazer uma terceirização total da administração de uma ONG.

 É muito comum, que algumas pessoas, até tenham interesse e boa vontade em fazer uma promoção de serviços sem fins lucrativos, porém não possuem disponibilidade de tempo para gerenciar por uma ONG, um contador pode ser útil na administração desta ONG.

 Para atender a esta demanda, existe um profissional que deve ser pensado para fazer a administração desta ONG, trata-se do contador, que é uma figura pela que como se vê é muito importante para o funcionamento deste tipo de instituição de forma correta.

 Outra função, que um contador também pode assumir é no processo de dissolução da ONG, a taxa de mortalidade de ONGs no Brasil que é bastante alta algo como 70%, enquanto que a taxa de mortalidade de uma empresa é atualmente de 30%, porém quando se vai fazer o processo de encerramento o auxílio de um contador, torna-se algo indispensável para os fundadores.

 Enfim, estes são alguns dos serviços que uma ONG que podem ter acesso com auxílio de um contador, sendo que a contratação de um contador é algo muito importante, para garantir a vida de sua organização.

Fonte: Tcsaccount

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.