x

IRPF 2020

5 formas de aumentar a restituição do seu Imposto de Renda

Contribuintes devem se atentar a detalhes como declaração em conjunto, despesas e investimentos para conseguir aumentar a restituição do Imposto de Renda.

24/06/2020 11:55:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
5 formas de aumentar a restituição do seu Imposto de Renda

5 formas de aumentar a restituição do seu Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda começou a ser paga em maio deste ano, antes mesmo de encerrar o prazo para o envio da declaração, que encerra no dia 30 de junho.

Muitos contribuintes tentam encontrar maneiras de aumentar o valor da restituição. Por isso, separamos cinco dicas práticas e fáceis que podem te ajudar. Confira.

Não declare em conjunto

Quando você declara o IRPF em conjunto com o cônjuge, a restituição do imposto de renda diminui. Isso porque nesses casos a receita tributável é somada e a sua chance de pular para uma faixa superior de tributação também aumenta.

Por outro lado, ao fazer a declaração individualmente, cada um terá isenção para a faixa de renda tributável de até R$ 28.559,70 por ano.

Investimentos em plano de previdência

Quem tem plano de previdência do tipo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) tem direito a restituição de até 12% da renda tributável anual.

Vale destacar que esse modelo é dedutível de imposto de renda mesmo para os indivíduos que já contribuem para a previdência pública, como trabalhadores do setor privado ou funcionários públicos.

Abata despesas domésticas

Quem for profissional autônomo e tiver despesas relacionadas à atividade profissional pode deduzir essas despesas no IRPF, se elas forem inscritas no livro-caixa. Essas despesas podem ser aluguel de escritório, luz, telefone, material de trabalho etc.

Quem trabalha em casa pode deduzir até um quinto de todos os gastos relacionados à manutenção da residência, incluindo IPTU e as taxas de condomínio. Somente não são dedutíveis despesas com reparos, conservação e recuperação do imóvel.

Gastos com saúde, educação e pensão

Ainda é fundamental guardar todos os comprovantes de gastos com saúde. Além disso, é importante separar os recibos de despesas com educação e pensão alimentícia, já que todas essas despesas são dedutíveis do imposto de renda.

Tenha atenção, porém, em preencher todas essas informações corretamente, pois a Receita Federal faz cruzamentos com outros bancos de dados com a intenção de verificar tudo o que foi colocado no documento.

Doações Imposto de Renda

Quem faz declarações no tributo pelo formulário completo pode informar todas as doações realizadas. Nessa situação, é possível destinar até 6% do IRPF para fundos de amparo à criança e adolescente e aos projetos de incentivo a atividades artísticas, culturais e audiovisuais.

Fonte: IR sem Erro

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.