x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Adaptação

Cerca de 60% das empresas brasileiras ainda não atendem às exigências LGPD

Um levantamento feito pela ABES apontou que muitas empresas brasileiras ainda não se adaptaram para cumprir as exigências da LGPD.

17/07/2020 13:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cerca de 60% das empresas brasileiras ainda não atendem às exigências LGPD

Cerca de 60% das empresas brasileiras ainda não atendem às exigências LGPD

Um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software, em conjunto com a consultoria EY, elaborado para acompanhar de perto o processo de adaptação das empresas no Brasil à nova Lei Geral de Proteção de Dados, mostrou que a situação das corporações no país é preocupante.

Cerca de 60% das empresas não atendem as exigências da nova lei, que pode entrar em vigor ainda em 2020. O estudo conta com informações de aproximadamente 900 empresas das quais apenas 40,56% atendem aos requisitos da LGPD.

Entre as corporações participantes, 31,8% já sofreram incidente de violação nos últimos 2 anos e 75,5% realizam coleta de dados considerados sensíveis.

“Quando analisamos os números de empresas de grande porte, ficamos ainda mais preocupados: somente 38,31% delas estão atualmente em conformidade. As empresas precisam se adequar rapidamente pois há muito a ser feito, mesmo com as sanções previstas para entrarem em vigor em agosto de 2021”, explica Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

Sobre as empresas de pequeno e médio porte, com 20 a 99 empregados, 41,67% delas estão de acordo com a LGPD. Roraima é o estado brasileiro que apresenta melhores índices de conformidade: 72,73%.

Em contrapartida, no Rio Grande do Norte o número é de apenas 8,04%. Entre os setores, o destaque é o de Bens de Consumo, com 46,29%. As empresas de Agronegócios apresentam índice de 33,47%.

O setor Financeiro aparece com 34,70% de índice de conformidade, sendo que 49,1% das empresas que responderam ao questionário sofreram incidente de violação nos últimos 2 anos e 81,1% realizam coleta dos dados sensíveis.

Adaptação LGPD

A ABES e a EY criaram a ferramenta online Diagnóstico LGPD. A ideia é que as empresas que estão em fase de adaptação de seus processos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) possam verificar seu nível de adequação ao projeto.

O diagnóstico pode ser feito por meio de um questionário no qual as empresas podem fazer uma autoavaliação quanto aos diferentes pontos exigidos pela lei. Após o preenchimento, a ferramenta aponta o grau de adequação da empresa com sugestões contextualizadas ao resultado.

Para utilizar a ferramenta, não é preciso enviar informações pessoais ou referentes à empresa, como nome, CPF/CNPJ, entre outras. Após o preenchimento do questionário, um relatório em PDF é disponibilizado para download com informações referentes ao nível de adequação e com sugestões para melhoria - não é possível acessar este documento posteriormente.

Os dados, enviados anonimamente, geram o índice LGPD ABES sobre o cenário de compliance das companhias brasileiras em relação a nova lei. A ferramenta é gratuita e está à disposição de todas as empresas de todos os setores econômicos.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.