x

Câmara

Projeto quer saque integral do FGTS em caso de calamidade ou pandemia

Proposta tramita na Câmara dos Deputados e prevê o saque do FGTS em caso de calamidade e pandemia que forem decretados em esfera municipal ou federal.

14/08/2020 09:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Projeto quer saque integral do FGTS em caso de calamidade ou pandemia

Projeto quer saque integral do FGTS em caso de calamidade ou pandemia

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4193/20, que pretende permitir o saque integral de recursos disponíveis em contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sempre que for decretado pelos governos municipal, estadual, distrital ou federal, estado de emergência, calamidade pública ou pandemia.

A proposta é da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). De acordo com o texto, o saque será permitido desde a publicação do ato que reconhece esses estados e enquanto durar a situação de excepcionalidade. O trabalhador deverá residir em áreas atingidas pela situação.

Para a deputada, a medida é “uma maneira eficiente de proporcionar um auxílio financeiro imediato à população brasileira para enfrentar os reflexos econômicos, já visíveis, em razão da pandemia pelo Covid-19 ou qualquer outra situação de excepcionalidade vivenciada”.

Outras propostas FGTS

Além da proposta de Joice, o saque extraordinário do FGTS durante a pandemia já foi tema de uma medida provisória neste ano, a MP 946/20. O texto permitia ao trabalhador sacar até R$ 1.045 (um salário mínimo) do fundo, perdeu a validade por não ter sido votada dentro do prazo.

As alterações feitas na Câmara e no Senado, que ampliaram a possibilidade de saque, fizeram o Planalto desistir da proposta.

Em seguida, o relator da MP, deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), apresentou o Projeto de Lei 4085/20, recuperando o conteúdo do parecer. Os líderes partidários pedem urgência na votação dessa proposta.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.