x

EPC

Conbcon 2020: Confira 26 palestras que dão pontuação no EPC

Ao todo, a quarta edição do Conbcon leva aos participantes mais de 130 palestras totalmente online e gratuitas.

23/09/2020 09:40

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conbcon 2020: Confira 26 palestras que dão pontuação no EPC

Conbcon 2020: Confira 26 palestras que dão pontuação no EPC

O Conbcon, maior Congresso Online Brasileiro de Contabilidade, começou na última segunda-feira, 21, e irá até sexta-feira, 25.

Realizado pelo Portal Contábeis e Arquivei, o evento chega à sua quarta edição com palestras totalmente online e gratuitas.

Ao todo, são cerca de 130 palestras que abordam as mais diversas trilhas de conhecimento. Entre elas:

Normas contábeis, controladoria e compliance, contabilidade pública e terceiro setor, inovação e tecnologia, gestão e empreendedorismo contábil, auditoria e perícia, acadêmica, tributário e trabalhista.

Entre as aulas disponibilizadas no site do CONBCON, 26 são direito à pontuação no EPC, o programa de Educação Profissional Continuada. Confira quais são:

Normas contábeis:

Exemplos Operacionais da Aplicação do CPC 47 - Receita com contratos de clientes

Considerando as dificuldades para implementação levantadas pelos usuários do CPC PME, a atividade tem como objetivo oferecer orientações para aqueles que usam a norma, pensando em questões contábeis específicas e algumas não alcançadas pela norma. Clique aqui para assistir.

Instrumentos financeiros (IFRS 9) em períodos turbulentos

Após o evento, os participantes devem estar aptos a identificar as condições que impactam ou não na revisão da PECLD e compreender como as empresas poderiam ter evitado grandes variações cambiais nos resultados do primeiro trimestre de 2020 com o uso de hedge accounting. Clique aqui para assistir.

Exemplos Operacionais da Aplicação do CPC 47 - Receita com contratos de clientes

De forma prática e abrangente, aborda os principais conceitos e mudanças trazidas pela norma de Reconhecimento de Receitas, apresentando as diferenças e similaridades frente às normas vigentes e os desafios para a adoção pelas empresas. Clique aqui para assistir.

Perda de Recuperabilidade de ativos não financeiros conceitos e casos práticos

Transmitir conhecimentos relacionados a conceitos da perda de recuperabilidade de ativos (impairment); Apresentar casos práticos atuais nos quais o reconhecimento da perda de recuperabilidade de ativos não financeiros foi realizado, assim como reflexos na situação patrimonial e resultado das empresas. Clique aqui para assistir.

Ativos Intangíveis - Conceitos e Aplicações Práticas

O objetivo da palestra é fazer uma exposição prática sobre o que são Ativos Intangíveis, como interagem com a condução dos negócios empresariais, abordando conceitos gerais do tema e seus efeitos práticos nas entidades. A exposição irá incorporar alguns exemplos vivenciados e como as empresas devem tratar um tema que tende a incorporar mais dúvidas do que certezas. Clique aqui para assistir.

Contabilidade pública e terceiro setor

Controladoria: Tendências na Gestão Pública

Discorre sobre a Controladoria para o setor público no Brasil, abordando suas finalidades, suas macro funções e apresentar algumas percepções sobre as principais tendências para o setor. Clique aqui para assistir.

Controle da execução dos recursos na unidade orçamentária

Conscientizar o agente público da boa prática do monitoramento dos recursos contemplados, trazendo à responsabilidade seu staff. Ter visão que parte do orçamento autorizado, pelo menos 30% é folha de pagamento; que na abertura do sistema financeiro orçamentário, é primazia reservar recursos para os contratos vigentes; promover capacitação ao seu quadro técnico; requerer quinzenalmente relatório das ações licitatórias; manter sinergia entre os profissionais que procedem a liquidação com a área contábil; requerer da área contábil um relatório das atividades menos requisitadas e questionar os responsáveis; fazer uma análise sobre a economia orçamentária: fragilidades e como melhorar a performance no exercício seguinte. Clique aqui para assistir.

Gestão e empreendedorismo contábil

Ética E Transparência Como Valor Empresarial

Debater sobre a importância e as vantagens de se ter a integridade ética e legal – que são conceitos distintos - como parte integrante do plano de negócios de uma empresa. Clique aqui para assistir.

Auditoria e perícia

Auditoria Independente em um mundo remoto
Atualizar os procedimentos de auditoria tanto em atendimento às normas nacionais e internacionais de Auditoria e o relacionamento com a equipe e com o cliente, em trabalho remoto. Clique aqui para assistir.

Tendências para a atividade de Auditoria Independente: pressões, riscos e mudanças

Apresentar o debate atual sobre a atividade da auditoria independente e discorrer sobre as possíveis mudanças no enfoque, na extensão e nos riscos do trabalho do auditor. Clique aqui para assistir.

Auditoria baseada em riscos sob a ótica da Contabilidade Forense

Apresentar e discutir os pilares de um programa de compliance anticorrupção com a finalidade mitigar riscos às organizações Intermediários: Apresentar e discutir as principais leis e regulamentos nacionais e internacionais sobre o assunto; apresentar e discutir os pilares de um programa de compliance anticorrupção; apresentar e discutir casos práticos de corrupção e lavagem de dinheiro. Clique aqui para assistir.

Perícia Contábil - Normas Técnicas e Profissionais - Principais Alterações

Apresentar as principais alterações da NBCTP01 – Perícia Contábil e NBCPP01 – Perito Contábil do Conselho Federal de Contabilidade, com a descrição das aplicações práticas de referidas normas técnica e profissional aplicáveis aos trabalhos periciais contábeis. Clique aqui para assistir.

Auditoria de Controles Internos: sua Importância para o Compliance

Para um gerenciamento de Controles internos efetivo é necessário implementar uma matriz de Compliance que seja funcional e que atenda às necessidades do negócio e fazendo com que possamos atender as diversas demandas das partes interessadas e principalmente dos órgãos reguladores. Um processo de gestão de controles internos e compliance eficiente se faz com processos de validação de sua efetividade pela Auditoria. Clique aqui para assistir.

Acadêmica

Formação informacional do contador como exigência para atuação profissional no Mundo 4.0

Possibilitar a compreensão das inovações tecnológicas e seu impacto na Contabilidade. Permitir o conhecimento e entendimento das oportunidades de negócio no Mundo 4.0. Viabilizar a possibilidade de formação adequada do contador às novas exigências do mercado. Clique aqui para assistir.

Aprendizagem Ativa do Mundo 4.0 com base na Planta 4.0

Mostrar a importância do entendimento das novas tecnologias e os seus impactos em todas as áreas organizacionais. Colocar a mão na massa, utilizando a Cultura Maker em laboratórios físicos e virtuais. Acompanhar as mudanças necessidades para garantir essas tecnologias. Clique aqui para assistir.

Tributário

Juros sobre o Capital Próprio (JCP) após as alterações da Lei nº 12.973, de 2014
Entender as modificações provocadas pela Lei nº 12.973, de 2014, na apuração da base de cálculo dos Juros sobre o Capital Próprio, especialmente a exclusão da conta de Lucros Acumulados da base de cálculo da Remuneração do Capital Próprio e a forma de contornar essa redução. Clique aqui para assistir.

Recuperação de Créditos Federais e Compensação Cruzada

O cenário econômico sempre foi um ponto de atenção para qualquer empresário, pois requer muito desempenho no gerenciamento de seu negócio. Aliado a este processo, entender as oportunidades legais de utilização de créditos pode se tornar uma grande oportunidade de economia tributária. Este painel demonstrará as formas de composição e utilização de créditos federais (IRPJ, CSLL, PIS e COFINS) e as possibilidades de restituição, ressarcimento ou compensação. Clique aqui para assistir.

A complexidade do compliance fiscal no âmbito do ICMS

Capacitar profissionais da área no mapeamento de algumas operações fiscais. Clique aqui para assistir.

PIS E Cofins: Exclusão ICMS da Base de cálculo - Indefinições e prorrogações

Apresentar aos participantes os argumentos sobre uma das principais causas tributárias do presente sobre a Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins, que em virtude da pandemia foi adiado julgamento mais uma vez, que estava previsto para 1º de abril de 2020. Clique aqui para assistir.

Inteligência Artificial no Compliance Tributário

Dar visibilidade da introdução das novas tecnologias no cenário do compliance tributário, desburocratizando, agilizando rotinas transacionais e permitindo ao profissional da área agregar mais valor ao cliente, ao negócio e até mesmo à área tributária corporativa, com estratégias e pensamentos críticos, potencializando à área. Clique aqui para assistir.

Trabalhista

MP 936 e a Constituição Federal

Transmitir, de forma clara e acessível ao profissional da contabilidade e demais, os limites estabelecidos na Constituição Federal – Lei Maior – que devem observar as normas infraconstitucionais, como a MP936, por exemplo. Mas que, nesse estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo n. 6/2020, algo inédito, o STF foi flexível. Clique aqui para assistir.

Gestão da Terceirização após a Reforma Trabalhista de 2017

Aprender como praticar a terceirização lícita com as novas regras trazidas pela Reforma Trabalhista e com o novo posicionamento do STF sobre o tema, com o objetivo de mitigar os riscos de passivos trabalhistas ou surpresas dentro das situações possíveis de contratação de Pessoas Jurídicas para a prestação de serviços. Clique aqui para assistir.

Trabalho Intermitente conforme a Reforma Trabalhista

Esclarecer as regras do Trabalho Intermitente Apresentar opção para empresas com necessidade de mão de obra para suprir períodos de demanda sazonal. Orientar os empregadores na formalização dos contratos de trabalho intermitente. Clique aqui para assistir.

Teletrabalho - Home Office

Informar aos participantes os principais aspectos do Teletrabalho e Home Office, cuidados a serem adotados, bem como as legislações pertinentes ao assunto, comentando e analisando sua correta aplicação. Clique aqui para assistir.

Lei 13.874/19: Declaração de Direitos de Liberdade Econômica no Direito do Trabalho

Orientar os participantes a respeito da Lei de Liberdade Econômica, sua aplicabilidade e cuidados a serem adotados, comentando e analisando sua correta aplicação. Clique aqui para assistir.

Flexibilização x Precarização do Trabalho

Proporcionar aos profissionais que atuam com a prática do direito do trabalho, uma reflexão das mudanças introduzidas pela reforma trabalhista que flexibilizam o direito do trabalho, a importância do fator humano para a organização, e sua atuação consultiva para apoiar as empresas nos desafios dos negócios de forma sustentável. Clique aqui para assistir.

Credencial Gold

Vale lembrar que as palestras ficam disponíveis até sexta-feira, 25. Contudo, a Credencial Gold dá acesso a todos os conteúdos durante um ano. Saiba mais.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.