x

Vagas de emprego para estagiários deve crescer quase 8% em 2012

A área de administração oferece 40% das vagas para estágio. Direito, pedagogia, ciências contábeis, engenharia, educação física e comunicação social também oferecem boas chances.

28/02/2012 08:21:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Vagas de emprego para estagiários deve crescer quase 8% em 2012

O número de vagas de estágios deve crescer quase 8% este ano no Brasil. Esta é a chance do estudante praticar o que aprendeu em sala de aula e ter a chance de ser contratado assim que se formar.

Cuidar da imagem de uma rede com 150 hotéis no Brasil é uma das responsabilidades da estagiária de marketing e corporação comunicativa, Fernanda Zupo. A empresa acaba de renovar o contrato dela por mais um ano. “Quando é emprego, a pessoa não é treinada, então você vai lá, senta e aprende. Quando é estágio, as pessoas estão lá para te treinar, elas querem que você aprenda, que faça todo o passo a passo”, relata.

O estudante de publicidade Rafael Ali seguiu o mesmo caminho dos colegas da faculdade e é estagiário de marketing. “Cada um está seguindo uma área, não necessariamente a área que vai seguir o resto da vida, mas está experimentando novas oportunidades”, explica.

A empresa na qual trabalham Fernanda e Rafael segue uma tendência que está se tornando comum no Brasil: a contratação maior de estagiários. Esse cenário vem da necessidade das corporações de treinar futuros funcionários e dos estudantes de conseguir experiência no mercado de trabalho.

O Núcleo Brasileiro de Estágios abriu 220 mil vagas só no início 2012 - aumento de 5,5% em relação ao ano passado. “O CIEE também registrou crescimento no ano passado. Observamos um crescimento de 7,5% já em 2011 e estamos prevendo um crescimento, pelo menos, igual para 2012”, afirma Eduardo Oliveira, supervisor do Centro Integração Empresa Escola (CIEE).

A área de administração é uma das que mais oferecem vagas para estágio. Só para os primeiros três meses deste ano, existem 88 mil oportunidades em todo país, o que representa 40% das vagas.

Em Minas Gerais, por exemplo, são onze mil vagas. O trabalho geralmente é nos setores de compras, financeiro e recursos humanos, em empresas que oferecem os mais variados tipos de serviços e produtos. Os salários variam entre R$ 750 e R$ 800.

Direito, pedagogia, ciências contábeis, engenharia, educação física e comunicação social são outras áreas que oferecem chances maiores de estágio.A lei de estágio é diferente da CLT e seguem algumas regras:

- Remuneração: uma bolsa auxílio.
- Contrato de no máximo dois anos.
- Carga horária: de 4 a 6 horas por dia. No período de provas, o estagiário pode cumprir só metade da jornada.
- Direitos: auxílio transporte e recesso de 30 dias

De acordo com as empresas, o estagiário é mais motivado na hora de trabalhar. Ele leva todo o ambiente de pesquisa e de renovação da faculdade, para dentro da empresa.

Quem é estagiário e quer ser efetivado no futuro, não basta só cumprir prazos e roteiros. “O fato de perguntar é positivo por que demonstra interesse. É importante que ele demonstre que está se sociabilizando, que convive bem com pessoas de níveis diferentes, com chefes, com subordinados, com pessoas de escolaridade menor do que ele”, explica o gerente de RH, Maurício Reis.

Fonte: Jornal Floripa

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.