x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Pandemia

Câmara: Projeto prevê auxílio para trabalhadores em home office

Caso o projeto seja aprovado, o empregador deverá contribuir com 30% dos gastos com internet, energia e equipamentos de funcionários em home office.

07/01/2021 10:50

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Câmara: Projeto prevê auxílio para trabalhadores em home office

Câmara: Projeto prevê auxílio para trabalhadores em home office

O Projeto de Lei 5341/20, da Câmara dos Deputados, prevê que o empregador pague um auxílio home office para subsidiar despesas do trabalho na residência dos funcionários.

Pela proposta, as despesas previstas relacionadas ao trabalho são: internet, energia elétrica, softwares e hardwares e infraestrutura necessária ao trabalho remoto. O empregador deverá arcar com 30% dos gastos, desde que comprovadas as despesas.

O auxílio deverá ser pago sempre no mês posterior ao que o empregado comprovou as despesas, preferencialmente junto com o salário.

O texto estabelece ainda que o benefício concedido não tem natureza salarial e nem se incorpora à remuneração, bem como não incide contribuição previdenciária nem de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) . A proposição também define que o auxílio não se configura como rendimento tributável do trabalhador.

Divisão de custos

O autor da proposta, deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), avalia que o objetivo do projeto não é repassar todo o ônus das despesas ao empregador, tampouco que o empregado suporte toda essa carga.

"O que se pretende é que o empregador custeie parte das despesas que, consequentemente, aumentaram com a permanência do empregado em casa. Para isso, acredita-se que 30% de ajuda de custo, fornecida pelo empregador, às despesas efetivamente comprovadas, seja um justo parâmetro para ambas as partes envolvidas na relação de trabalho", explica o parlamentar.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.