x

Foto

Proposta proíbe a exigência de foto em currículo para vaga de emprego

Projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pretende evitar a discriminação de candidatos.

20/02/2021 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Proposta proíbe a exigência de foto em currículo para vaga de emprego

Proposta proíbe a exigência de foto em currículo para vaga de emprego

O Projeto de Lei 187/21 da Câmara dos Deputados proíbe a exigência de fotografia em currículos ou fichas de inscrição em vaga de emprego. 

Para o autor do projeto, deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ), o objetivoé evitar a discriminação de candidatos cuja aparência física não seja adequada ao padrão considerado ideal pelo empregador.

“Trata-se de uma forma disfarçada de exigir do candidato a chamada “boa aparência” ou “boa apresentação”, que, historicamente, sempre traduziu um mecanismo de
discriminação racial”, explica.

Ele afirma que apesar da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já determinar a proibição da adoção de critérios discriminatórios, não há expressa vedação à solicitação da fotografia do candidato à vaga.

Por isso, o projeto leva em consideração a Constituição Federal de 1988, que consagrou inúmeros princípios que garantem o tratamento igualitário entre as pessoas, inserindo o princípio de isonomia no rol dos direitos e garantias fundamentais.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.