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Ofício

Sefip: CFC solicita correções no sistema para cumprimento de obrigações

O Conselho Federal de Contabilidade enviou um ofício à Caixa Econômica Federal pedindo soluções para diversos problemas encontrados pela classe.

23/04/2021 11:00

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Sefip: CFC solicita correções no sistema para cumprimento de obrigações

Sefip: CFC solicita correções no sistema para cumprimento de obrigações Oleg Magni/Pexels

O Conselho Federal de Contabilidade divulgou nesta quinta-feira (22) que enviou um ofício à Caixa Econômica Federal para apresentar problemas encontrados no funcionamento do aplicativo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Sefip)

No documento, o Conselho solicita que melhorias sejam implementadas para que ocorra o cumprimento da consolidação dos dados cadastrais e financeiros dos contribuintes e trabalhadores e repasse ao FGTS e à Previdência Social.

Problemas no Sefip

Entre os problemas relatados pelo CFC, estão situações como:

  • a inoperância na geração das guias de parcelamento instituídas em 2020;

  • guias de parcelamento pagas e não baixadas;

  • guias emitidas com erro pelo sistema;

  • mau funcionamento do canal de atendimento 4004-0104;

  • instabilidade para a geração das guias de FGTS quando próximo aos períodos de apuração do imposto;

  • congestionamento do sistema;

  • demora no retorno dos protocolos de transmissão dos arquivos;

  • valores recolhidos que não constam nas contas dos empregados.

No ofício, também é destacada a preocupação com a entrada do grupo 3 no eSocial e a possível ampliação dessas dificuldades.  

“Ao considerarmos a iminente entrada do grupo 3 no eSocial, nossa preocupação se torna ainda maior, visto o alto volume de empresas abrangidas”, pontua o texto.

O documento, assinado pelo presidente do CFC, contador Zulmir Breda, ainda relata o retrabalho da classe contábil e as dificuldades de comunicação com a Caixa.

“Tais reportes caracterizam nossa apreensão com o assunto, haja vista o retrabalho recorrente da classe contábil e a falta de comunicação eficaz com a Caixa, já que todo o processo é realizado de forma eletrônica”.

Para finalizar o documento, o CFC solicita providências urgentes para o pleno restabelecimento do SEFIP. Confira na íntegra.

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