x

IRPF 2021

Imposto de renda: como recuperar os dados da Declaração de 2020

Com o fim do prazo se aproximando, veja como acelerar o processo de declaração e torná-lo mais simples.

11/05/2021 10:10:01

7,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Imposto de renda: como recuperar os dados da Declaração de 2020 Foto: Senado Federal

Até o momento, segundo o site da Receita Federal, 18,1 milhões de declarações já foram entregues (números atualizados no dia 06 de maio às 23:59). Com a prorrogação do prazo para o dia 31 de maio, o contribuinte está tendo mais tempo para se organizar. Porém, é possível realizar a declaração e ganhar ainda mais tempo, recuperando os dados informados na Declaração do último ano. Quer saber como? A IOB, preparou algumas dicas para declarar de uma maneira mais fácil.

“É importante lembrar que, independentemente do modo de declarar, o foco é não perder o prazo de entrega. Seja realizando a declaração completa ou a simplificada, e com a ajuda do e-CAC para a pré-preenchida ou para recuperar a Declaração do ano passado, já é a reta final. Não perca tempo! Caso não consiga recuperar os dados da última declaração, preencha manualmente, mas não deixe de prestar contas ao Leão.” afirma Valdir Amorim, coordenador editorial e consultoria da IOB/ao³.

Recuperando pelo programa

Abra o programa IRPF 2020, clique na opção “Ferramentas”, depois em “Gravar cópia”. Selecione a sua declaração e clique em “avançar”. Uma pasta que deve ser salva no computador será aberta. Dentro dessa pasta, há um arquivo com nomeação final “.DEC”. Caso vá preencher o IR em outro computador que não seja aquele, envie esse arquivo para seu próprio e-mail, assim poderá salvar e acessá-lo de outra máquina.

Para quem vai utilizar o mesmo computador, após os passos acima, é só abrir o programa IRPF 2021 e selecionar a opção “Importar dados da declaração de 2020”. Após uma janela se abrir, vá até a pasta onde os arquivos de 2020 estão salvos e selecione todos. Os dados serão preenchidos automaticamente. Normalmente, o programa já redireciona a busca do arquivo para a pasta “Transmitidas” do IR 2020.

Programa IR 2020 apagado do computador

Caso o programa IR 2020 não esteja mais instalado no computador, veja se ainda há uma pasta com a sua declaração. Localize a pasta pelo “Explorador de Arquivos” do seu computador. Clique na “Unidade de Disco Principal (“C”)” para abrir a lista de pastas principais. Procure por uma pasta com o nome “Arquivos de Programas RFB”. Dentro dela deve existir uma nomeada “IRPF 2020”, com a subpasta “Transmitidas”. Sua declaração poderá estar dentro desta.

Solicitando via e-CAC

Uma outra opção é o acesso pela página inicial do site da Receita Federal. Localize “Serviços de Imposto de Renda” (Principais Serviços). Vá até “Cópia de Documentos” e clique em “Obter cópia de declaração”. Não é necessário o certificado digital e nem os números dos recibos. Acesse o sistema de “Processos Digitais”, e depois o Portal e-CAC.

No menu “Legislação e Processos”, clique em “Processos Digitais (e-Processo)”. Agora, selecione a opção “Abrir Dossiê Digital de Atendimento”. Selecione o serviço “Obter cópia da última DIRPF entregue”. Na tela seguinte, selecione a área de concentração “Cópia de Documentos” e o serviço “Obter cópia da última DIRPF entregue”.. Não é necessário reunir qualquer formulário ou documento. Aguarde até que a cópia da declaração seja anexada ao dossiê digital. O processamento da cópia é automático e será realizado ao longo do dia, e assim que ela for emitida, será anexada - e o dossiê digital será imediatamente arquivado. Por este motivo, procure pela cópia da declaração na aba de “Processo Inativos”.

Declaração pré-preenchida

Para utilizar esse método, é necessário cadastro no portal Gov.br, que gera uma assinatura digital para o contribuinte (é preciso já ter biometria cadastrada no TSE ou na CNH). Acesse o e-CAC, informe CPF e senha do portal Gov.br e clique em “Meu imposto de renda”. Em “Declaração”, selecione “Preencher declaração online”. Automaticamente, os dados serão preenchidos com os últimos dados informados em 2020.

Fonte: IOB

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.