x

Imposto de renda

IRPF 2021: mais de 20 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal

Pela primeira vez, a Receita Federal recebeu 2 mil declarações pré-preenchidas do IRPF em um só dia.

14/05/2021 18:30:02

3,6 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

IRPF 2021: mais de 20 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal Nataliya Vaitkevich/Pexels

A Receita Federal recebeu, até as 16 horas desta sexta-feira (14),  20.002.908 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. Desse total,  62.928 foram entregues com certificado digital. A expectativa é que sejam entregues cerca de 32 milhões de declarações.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão, há conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções. 

Quanto antes entregar a declaração mais rápido o contribuinte receberá a restituição. Estando obrigado à apresentação da declaração e não fazendo no prazo previsto estará sujeito a multa. 

Declaração pré-preenchida

Pela primeira vez a Receita Federal recebeu 2 mil declarações pré-preenchidas do IRPF em um só dia.

Também pela primeira vez o número de declarações iniciadas com a pré-preenchida, usando gov.br foi maior do que com certificado digital.

Agora, para fazer a declaração de imposto de renda com dados pré-preenchidos, basta ter uma conta gov.br com selo de autenticação de nível prata ou ouro, sem necessidade configurar a conta com a verificação em duas etapas. 

A exigência do duplo fator foi removida porque foi identificado que os cidadãos estavam encontrando dificuldade em utilizar a ferramenta. 

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.