x

Economia

Imóvel novo ou usado: qual escolher na hora da compra?

Uma das maiores dúvidas das pessoas na hora de adquirir um imóvel é escolher qual o tipo de empreendimento; Afinal, vale mais a pena comprar uma casa nova ou usada?

21/05/2021 18:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Imóvel novo ou usado: qual escolher na hora da compra?

Imóvel novo ou usado: qual escolher na hora da compra? Foto: Pixabay

Quem tem vontade de sair do aluguel e adquirir um imóvel pode se deparar com a seguinte dúvida: imóvel novo ou usado? Existem diferenças importantes entre essas duas opções e, para decidir bem, é preciso colocar na balança os prós e contras.

Para acertar na escolha, é importante fazer um bom planejamento financeiro e avaliar o próprio perfil levando em conta as duas opções. Confira as principais diferenças entre os dois tipos.

Imóvel novo

Os imóveis novos possuem vantagens e desvantagens para o comprador. À primeira vista até podem parecer a melhor opção, mas isso vai depender das preferências e necessidades.

  • Melhores condições de financiamento: os apartamentos ainda na planta garantem vantagens na hora de fazer o financiamento. Por exemplo, a Caixa Econômica Federal financia até 80% sobre o valor total do imóvel novo, mas apenas 70% dos usados. Além disso, também é possível utilizar o FGTS na compra, facilitando ainda mais o pagamento;

  • Áreas comuns e de lazer: muitos condomínios novos são quase clubes, onde o morador poderá praticar esportes, utilizar piscina, salão de festas, home office, ginástica, churrasqueira, playground para as crianças, entre diversas outras facilidades;

Ao mesmo tempo que essas facilidades aumentam consideravelmente o valor do imóvel e do condomínio, acabam sendo  uma vantagem para o morador que não precisará pagar por nenhum desses serviços em locais externos.

  • Maior valor de revenda: tanto a planta quanto às instalações dos imóveis novos são mais modernas, o que diminui o risco de problemas estruturais e reformas;

E, como dito anteriormente, as áreas comuns são mais completas, o que chama bastante atenção dos compradores e favorece a revenda futura.

Imóvel usado

Assim como o imóvel novo, os usados também têm seus prós e contras. Para decidir, é preciso avaliar as prioridades e o que realmente faz diferença na hora de comprar um imóvel.

  • Localização privilegiada: justamente por terem sido construídos quando determinada cidade ainda não era tão habitada, os prédios mais antigos costumam estar nas regiões mais centrais da cidade e perto de tudo;

  • Construções com mais espaço físico: antigamente era mais comum encontrar apartamentos maiores, com salas e cozinhas mais amplas, assim como os quartos;

  • Condição do imóvel: embora comprar uma casa usada tenha muitas vantagens, é também importante averiguar a condição do imóvel, para que não acabe gastando ainda mais com reformas mais tarde;

  • Mudança mais rápida: caso o comprador esteja com pressa para morar no apartamento, os imóveis usados costumam ser bem mais rápidos do que os novos ainda em construção;

  • Condições de pagamento: na maioria das vezes, quem opta pela compra do imóvel novo tem opções diversificadas de pagamento, especialmente se ele for negociado na planta e diretamente com a construtora. 

Em geral, não existem restrições para o financiamento, independentemente se for um apartamento novo ou usado. Se o comprador quiser, ambos podem ser adquiridos por meio do programa Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), por exemplo.

Apenas é necessário seguir as condições impostas pelo programa, como o imóvel ser usado especificamente para moradia e as parcelas não ultrapassarem 30% da renda familiar mensal.

Fonte: CrediHome

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.