x

Abrasel

3 em cada 4 empresários do setor de bares e restaurantes estão endividados, diz pesquisa

Impostos atrasados, como IR e INSS, estão entre as principais dívidas do setor.

27/05/2021 17:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
3 em cada 4 empresários do setor de bares e restaurantes estão endividados, diz pesquisa

3 em cada 4 empresários do setor de bares e restaurantes estão endividados, diz pesquisa Foto: Rachel Claire

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontou que quase três em cada quatro empresários do setor de bares e restaurantes (72%) têm débitos vencidos. Desse total, 81% estão em atraso com o pagamento do Simples ou outros impostos federais (como Imposto de Renda e INSS) .

Além disso, outros 43% dizem também ter problemas com impostos estaduais e municipais (como IPTU), 40% devem aluguel e 38% têm débitos vencidos de água/luz/gás.

O levantamento apurou que, com tantos problemas financeiros, 74% dizem que fariam um empréstimo via Pronampe se o programa fosse reaberto. No mês de abril, 44% dos estabelecimentos não podiam funcionar depois das 20h.

Faturamento e prejuízos

Além do problema de acúmulo de dívidas, quase metade das empresas está faturando menos de 40% do que antes da pandemia. 

De acordo com a Abrasel, 77% desses empreendimentos apresentaram prejuízo no mês de abril; em março, o índice era de 81%. Além disso, 49% enfrentaram dificuldades para pagar salários, número também melhor do que o de março deste ano, de 91%.

A melhora, segundo a entidade, é reflexo da reabertura dos estabelecimentos pelo país em abril.

Com as novas medidas de manutenção de emprego do governo, 58% dos donos de bares e restaurantes pretendem adiar o pagamento do FGTS, 44% pretendem adotar a redução de jornada e 42% querem adotar a suspensão de contratos.

Nesse setor, a imagem dos governos estaduais está desgastada: 76% desaprovam totalmente ou em parte as ações dessas autoridades na pandemia. As prefeituras têm 66% de desaprovação, contra 42% do governo federal.

Fonte: com informações do Estadão Conteúdo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.