x

Imposto de renda

IRPF 2021: parcelamentos de multas devem ser feitas pelo e-Cac

A Receita Federal anunciou uma nova forma de parcelar as multas por atraso na entrega da declaração do imposto de renda.

11/06/2021 09:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IRPF 2021: parcelamentos de multas devem ser feitas pelo e-Cac

IRPF 2021: parcelamentos de multas devem ser feitas pelo e-Cac Mikhail Nilov

A Receita Federal divulgou nesta quinta-feira (10) uma nova forma de parcelar a multa por atraso na entrega da declaração do imposto de renda.

Em razão da atualização da tabela de códigos de receita, as dívidas relativas às multas por atraso na entrega da Declaração do Imposto de Renda deixaram de aparecer no sistema de parcelamento simplificado, normalmente utilizado para parcelar as dívidas do próprio imposto.

Para resolver o problema, a Receita Federal realizou a migração destes códigos para um novo sistema de cobrança, permitindo que as dívidas de multa pudessem ser parceladas pelo e-CAC.

Por isso, a partir deste mês de junho, a regularização pode ser realizada diretamente no Portal e-CAC, na opção “Parcelamento - Solicitar e Acompanhar”.

Multas IRPF

As multas migradas para o novo sistema são: a multa de atraso na entrega da DIRPF (código 5320), multa de atraso na entrega da DIRF (código 2170) e multa de atraso na entrega da declaração de espólio (código 7130).

Para parcelar a multa, o contribuinte deve seguir os seguintes passos:

1. Acessar o e-CAC com sua conta gov.br ou código de acesso;

2. Selecionar a seção Pagamentos e Parcelamentos

3. Clicar em Parcelamento – Solicitar e acompanhar.

Em seguida, basta clicar em “aderir modalidade de parcelamento” e prosseguir com o preenchimento das telas seguintes para selecionar suas dívidas e informar os dados da conta bancária.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.