x

Imposto de Renda

IRPF: Receita libera consulta a 2º lote de restituição

De acordo com o Fisco, esse será o maior lote da história em valor e em número de contribuintes. Pagamento será feito no dia 30 de junho.

23/06/2021 11:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IRPF: Receita libera consulta a 2º lote de restituição

IRPF: Receita libera consulta a 2º lote de restituição Foto: Shelly Prevost

A Receita Federal libera hoje (23), a partir das 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) . O dinheiro será pago no dia  30 de junho. Neste ano, serão cinco lotes de restituição no total e que estão sendo liberados aos poucos.

Segundo o Fisco, esse será o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado como em número de contribuintes. Ao todo, 4.222.986 pessoas receberão R$ 6 bilhões.  Desse total, 2.906.310 contribuintes entregaram a declaração até 21 de março.

O restante tem prioridade legal, sendo:

  • 97.082 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 779.763 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 54.240 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 385.591 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Consulta à restituição do IR

A Receita Federal informa que a consulta pode ser feita na página do órgão. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones Android e iOS.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Pagamento da restituição do IR

O contribuinte que tiver direito à restituição, terá o dinheiro depositado em conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. 

O Fisco orienta que se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.