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SEGURO-DESEMPREGO

Confira passo a passo para entrada no seguro-desemprego

Direito concedido pelo INSS pode ser solicitado totalmente online.

02/07/2021 09:00

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Confira passo a passo para entrada no seguro-desemprego

Confira passo a passo para entrada no seguro-desemprego Foto: Getty Images/iStockphoto

O seguro-desemprego é um dos benefícios cedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que o trabalhador tem direito após ser demitido sem justa causa, sendo um auxílio temporário para ajudar o contribuinte enquanto busca recolocação profissional.

O procedimento é simples e pode ser feito totalmente online pelos aplicativos. A quantidade de parcelas, o valor a ser recebido e a data de liberação da parcela varia de acordo com o tempo de contratação e o salário registrado em carteira. 

Após o desligamento, o empregador deverá fornecer o número do requerimento para seguro-desemprego, que possui dez dígitos e consta no alto do formulário entregue ao funcionário. Essa é uma das informações mais importantes para a solicitação.

Documentos necessários

- Documento de identidade ou Carteira de Habilitação;
- Certidão de casamento caso tenha alterado o nome e o protocolo de nova identidade;
- Carteira de trabalho;
- Guias do seguro-desemprego;
- Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;
- Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;
- Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS);
- Comprovante de residência.

Como solicitar o seguro-desemprego no aplicativo

- Busque em seu smartphone o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para Android ou IOS;
- Após o cadastro no portal gov.br, faça login com cpf e senha;
- Na sequência você poderá visualizar as anotações na Carteira de Trabalho;
- Selecione a opção “Benefícios”;
- Clique em Seguro-desemprego;
- Selecione “Solicitar” na aba do Seguro-desemprego;
- Informe o número do Requerimento de Seguro-desemprego;
- Confirme as informações e clique em avançar ao final da tela;
- Na próxima tela, serão apresentadas as informações relativas ao contrato de trabalho encerrado (CNPJ da empresa, cargo, a quantidade de meses trabalhados, datas de admissão e dispensa, motivo da dispensa (sem justa causa) e qual a média dos últimos 3 salários recebidos;
- Confirme todos os dados antes de continuar;
- Será mostrado o processamento do benefício. Se tiver direito ao seguro, nesse momento será informado a quantidade de parcelas e datas de pagamento previstas para saque (a primeira será liberada apenas em 30 dias).

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