x

MICROEMPREENDEDOR DIGITAL

Governo quer regularizar e cobrar contribuição de motoristas e entregadores de aplicativos

Com proposta de regulamentação semelhante ao MEI, governo pretende lançar o Microempreendedor Digital com taxa mensal.

17/08/2021 14:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Governo quer regularizar e cobrar contribuição de motoristas e entregadores de aplicativos

Governo quer regularizar e cobrar contribuição de motoristas e entregadores de aplicativos Foto: Pixabay

Em breve motoristas e entregadores de aplicativos farão parte de um novo modelo de empreendedores criados somente para a categoria. Inspirado na proposta do Microempreendedor Individual (MEI) , o governo pretende lançar o Microempreendedor Digital (MED) para regularizar a categoria.

A regularização pelo MED solicitará pagamentos mensais de R$55, cobrados direto pelas plataformas empregadoras de forma obrigatória e repassados ao governo, sendo descontado automaticamente do trabalhador.

A informação do O Globo explica que ao se tornar um Microempreendedor Digital e realizar os pagamentos regularmente, o contribuinte garante benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, licença maternidade e pensão.

A estimativa é que cerca de 2,5 milhões de trabalhadores devem ser incluídos no MED, mas que apesar dos direitos previdenciários, esse registro não constitui vínculo empregatício com o motorista, portanto não haverá uma relação trabalhista e nem garantias dos direitos previstos na CLT.

Dados do Ministério da Economia mostram que 52% dos autônomos atrasam suas contribuições previdenciárias e que nem todos os motoristas e entregadores sequer fazem qualquer contribuição. Com o MED, a intenção é diminuir a inadimplência e incluir mais trabalhadores.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.