x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

ECONOMIA

Operações suspeitas reportadas por bancos supera números do ano passado em apenas 7 meses

Instituições financeiras comunicaram 234,3 mil suspeitas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

20/08/2021 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Operações suspeitas reportadas por bancos supera números do ano passado em apenas 7 meses

Operações suspeitas reportadas por bancos supera números do ano passado em apenas 7 meses Foto: Pixabay

Em apenas sete meses as instituições financeiras do país já reportaram ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) quantidades de operações financeiras suspeitas muito similares a todo o ano de 2020.

O número de denúncias chegou a quase 235 mil apenas entre janeiro e julho de 2021, correspondendo a 95% de todas as notificações recebidas pelo conselho em 2020. Em 2019, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foram registradas apenas 118 mil denúncias.

Durante o 11º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, realizado pela Febraban, o presidente do STF Luiz Fux ainda citou que as  denúncias recebidas no ano passado fazem parte do total de 829 mil notificações recebidas pelo Coaf.

"Várias operações deflagradas pelos órgãos de repressão dos ilícitos financeiros tiveram sua origem nas comunicações suspeitas efetuadas pelos bancos ao Coaf. Um exemplo recente é a própria Operação Lava Jato. Foi por intermédio da comunicação dos bancos que as movimentações financeiras suspeitas foram verificadas", disse Fux, que também citou a pandemia para condenar a corrupção e a lavagem de dinheiro.

Fux ainda acrescentou que a lavagem de dinheiro se constitui em um delito em que o criminoso transforma os recursos obtidos em atividades ilegais em ativos aparentemente legais, exatamente para [tentar] se livrar das consequências de seus crimes. Daí a importância de as instituições bancárias comunicarem as operações financeiras suspeitas.

Com informações UOL

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.