x

Restituição

IR 2021: Receita Federal paga 4º lote de restituição nesta terça-feira

Ao todo, 3,81 milhões de contribuintes receberão a restituição do imposto de renda nesta terça.

31/08/2021 09:05:01

3,2 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

IR 2021: Receita Federal paga 4º lote de restituição nesta terça-feira Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Receita Federal paga nesta terça-feira (31) o 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2021. 

Ao todo, 3,81 milhões de contribuintes receberão os recursos nesta terça, entre prioritários e não prioritários. O valor total a ser pago é de R$ 5,1 bilhões.

Os seguintes contribuintes com prioridade legal serão contemplados:

  • idosos acima de 80 anos (8.185);
  • contribuintes entre 60 e 79 anos (67.893);
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (6.088)
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (26.647)

Segundo a Receita Federal, 3.710.930 contribuintes não prioritários também receberão a restituição nesta terça-feira (31).

Vale lembrar que este é o penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda. Os pagamentos se encerram no 5º lote, que será depositado no dia 30 de setembro.

Consulta IRPF 2021

Os contribuintes podem consultar se estão neste lote do Imposto de Renda ao acessar a página da Receita na internet ou no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Também é possível verificar se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na malha fina.

Malha fina

Para saber se estão nessa situação, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para isso, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.