x

HOME OFFICE

Custos de trabalho em home office aumentam com a bandeira de escassez hídrica

Segundo pesquisa da FGV, gastos para a realização do trabalho em casa correspondem a um percentual considerável da renda familiar.

08/09/2021 14:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Custos de trabalho em home office aumentam com a bandeira de escassez hídrica

Custos de trabalho em home office aumentam com a bandeira de escassez hídrica Foto: Pexels

O home office foi uma das modalidades que ganharam força devido ao isolamento social durante a pandemia, permanecendo e crescendo entre as empresas atualmente, adotando uma nova forma de trabalho, motivados pela economia para o empresário e a preferência do trabalhador.

Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), gastos com internet, água, alimentação e energia, que cresce substancialmente no verão, entre outros, podem ficar até 25% mais altos (IPC/FGV) para o funcionário que adota o trabalho em casa. 

Essa situação ainda pode se agravar com a nova bandeira de escassez hídrica, que já está valendo, e que traz um acréscimo de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. 

Esse aumento por si só deve encarecer em média de 6,78% a conta mensal do brasileiro que não trabalha em casa, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pesando ainda mais no bolso do trabalhador que realiza o home office.

O acréscimo vai depender do número de pessoas em casa e da rotina do trabalho. Essas despesas, segundo o levantamento, podem representar 35% do orçamento familiar.

Este aumento vem preocupando os consumidores que buscam alternativas para economizar, já que a nova bandeira será utilizada até 30 de abril de 2022. Confira aqui dicas de como reduzir o consumo de energia.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.