x

DIA DO CLIENTE

Dia do Cliente deve injetar 22,3 bi no varejo em apenas uma semana, segundo pesquisa

Estratégias de marketing de experiência associadas com a “Semana do Brasil'', do governo federal, tem impacto expressivo no setor varejista com promoções.

15/09/2021 14:30:01

1 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Dia do Cliente deve injetar 22,3 bi no varejo em apenas uma semana, segundo pesquisa Foto: Pexels

Nesta quarta-feira (15) o comércio comemora o “Dia do Cliente”, uma das suas principais datas com foco no reconhecimento do valor do seu consumidor e de certa forma recompensá-lo e atraí-lo com propostas de compras na data.

A data foi estrategicamente colocada em um mês mais calmo no setor, que fica entre dois pesos-pesados do comércio, muito esperados tanto pelos comerciantes quanto pelos clientes, e que alavancam as vendas: o Dia dos Pais e o Dia das Crianças. O Dia do Cliente, no entanto, vai além do fomento às vendas, com o objetivo de consolidação do posicionamento de marcas através de estratégias de customização, até então algo novo no país, visando o estreitamento da relação entre consumidor e empresas. 

Recuperação econômica

Neste ano, há expectativa de recuperação econômica para este período. Em 2020, em plena pandemia, somente na semana do Dia do Cliente, o comércio varejista movimentou cifras na casa dos 22,3 bilhões, de acordo com o levantamento da pesquisa Globo Insights (Grupo Globo).

Segundo analistas, apesar do amplo campo ainda à ser explorado e desconhecido por 22% do público consumidor, a incorporação em 2019 da data na Semana do Brasil, iniciativa do governo federal com o apoio de diversas associações de lojistas, foi um ponto de virada importante que aumentou exponencialmente o impacto das estratégias de marketing voltadas ao período.

Ainda de acordo com a pesquisa, em 2020 houve um salto de 52% a mais no número de pedidos e de 107% na taxa de recompra, que são aquisições motivadas por estratégias de retenção de clientes. 

Na opinião do especialista em economia e finanças, Marco Juarez Reichert, que é conselheiro de administração da segunda maior cooperativa de crédito do país, estratégias de fidelização, como o marketing de experiência e encantamento de clientes, são os únicos caminhos de sobrevivência no mercado em um mundo 4.0. Reichert alerta para a necessidade de mudança de mindset como meio de criar um cenário de continuidade:

"O comerciante ou o empreendedor prestador de serviços não pode se acomodar. Precisa fazer pesquisa de mercado e concorrência para agregar novos valores. Saber o que o outro está fazendo de diferente, de especial, e estar atento às demandas do consumidor na ponta final. É preciso entender a frequência de compra desse cliente, quem é essa pessoa, para compreendê-lo e buscar a sua fidelização. Muitos ainda precisam sair do modelo anterior, o da satisfação, para passar para o modo do encantamento ao consumidor. As marcas vencedoras já se deram conta disso.", avalia Reichert.

Segundo Reichert, as transformações tecnológicas atropelaram o marketing tradicional, e a pandemia da covid-19 acelerou a mudança deste processo comportamental. Compras pela internet passaram a ser a solução para grande parte dos consumidores e o marketing digital, que já estava sendo aplicado antes, colocou na ordem do dia iniciativas engavetadas pelas empresas, principalmente nas menores. “O Marketing 4.0, é o verdadeiro caminho das pedras para o nosso tempo. Deixamos de lado o foco no cliente para tê-lo como centro dos negócios. Não é mais a empresa que toma suas decisões, unilateralmente. É o cliente que decide os rumos a serem tomados.”, conclui o especialista.

Com informações Marco Juarez Reichert, conselheiro de administração da SICREDI - PIONEIRA /RS

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

?>