x

PROFISSIONAL CONTÁBIL

A importância do curso de Ciências Contábeis preparar o profissional para a nova realidade do setor contábil

O contador deve estar apto a atender e acompanhar todas as mudanças e atualizações da sua área de atuação.

15/10/2021 14:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A importância do curso de Ciências Contábeis preparar o profissional para a nova realidade do setor contábil

A importância do curso de Ciências Contábeis preparar o profissional para a nova realidade do setor contábil Foto: Pexels

Ciências contábeis sempre foi um curso que requer prática para se desenvolver. Como ciência que estuda, entre outras muitas coisas, o patrimônio empresarial, a profissão contábil se expande ao longo dos anos e acompanha o desenvolvimento das empresas.

Não é de agora que o profissional contábil está sujeito a essas mudanças, mas aparentemente essa exigência se tornou mais forte e presente. Tal afirmação pode ser confirmada com as diversas chamadas do mercado de que existe um "novo" contador, com necessidades e atuações diferentes, mas isso não é de toda a verdade.

O que existe hoje são novos tipos de negócios, empresas que nem pensávamos que existiriam há uma década e que hoje estão em crescimento contínuo, com produtos que nem sequer sabemos monetizar efetivamente. Então, não é o novo contador e sim uma nova realidade de empresas e negócios, o que exige uma nova postura desse profissional.

Novo cenário profissional

Outra mudança relevante e que se altera continuamente é a revolução tecnológica. Devido à pandemia de covid-19, sua aceleração foi mais rápida ainda, trazendo velocidade às negociações, criatividade, novos serviços e produtos e uma série de competências exigidas para que as atividades do trabalho sigam de forma efetiva e com bons resultados.

Sabemos que o contador é o responsável por avaliar, controlar, elaborar indicadores que direcionam os negócios da empresa. Ele compreende os números da companhia e consegue indicar diretrizes que busquem melhores resultados e para isso precisa acompanhar todas essas mudanças, sejam elas no cenário dos negócios ou na área tecnológica.

Ensinar sobre Big Data, Blockchain, LGPD, Nuvem, entre outras ferramentas é uma parte simples de todas essas mudanças. O que é o mais importante é que o contador esteja preparado para aplicar todas essas ferramentas resultando em informações úteis, rápidas e extremamente valiosas.

As empresas e as ferramentas de trabalho mudaram com certeza, mas essa mudança ainda não aconteceu para todos os profissionais contábeis, realidade que não é exclusiva apenas neste setor. Muitas empresas não possuem o conhecimento e as condições de entender a organização de seus dados.

Contador deve ser versátil desde a graduação

O profissional contábil precisa entender, desenvolver, implementar, controlar e mais, ensinar ao seu cliente o quanto é importante organizar os dados para que eles sejam processados e sirvam de apoio para a tomada de decisão.

Para aprender a convencer e demonstrar a relevância da contabilidade, o futuro profissional deve se envolver com desafios desde a graduação, e por meio de estágios, conseguirá colocar em prática muito do que estudou, mas também se deparar com a nova realidade e demandas do mercado, se atualizando e se tornando um membro versátil daquela organização.

Não é possível esperar mais que a formação de 4 anos (por mais excelente que seja) dos cursos de Ciências Contábeis seja suficiente se não for aplicada. 

Se o graduando for praticar o que aprendeu após a formação, muita coisa já vai ter mudado. O aluno precisa discutir em sala de aula os problemas da empresa; e na empresa, discutir sobre a teoria que se aprende em sala de aula. Assim, o ensino deve ser paralelo na empresa e na universidade, com a interação contínua entre esses dois atores: ensino (Universidade) e prática (empresa).

Nessa metodologia, todo mundo ganha. Ganha a Universidade, ganha a empresa, ganha o aluno, pois haverá a formação eficiente dos futuros profissionais. O aluno que vivencia os problemas na prática e aprende a resolvê-los, pode mais rapidamente assumir cargos de liderança quando se formar. O mundo mudou, as empresas mudaram, e o contador está acompanhando essa tendência e as Universidades precisam mudar também.

Com informações Liliane Cristina Segura e Erika Borges Ferreira, da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.