x

Receita muda programa de IR. O que acontece com quem já declarou?

Logo no início da temporada de entrega do IR, na segunda-feira (3), contribuintes que tentaram preencher a declaração constataram inúmeros "bugs" no

06/03/2008 00:00:00

1,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Logo no início da temporada de entrega do IR, na segunda-feira (3), contribuintes que tentaram preencher a declaração constataram inúmeros "bugs" no programa, o que levou a Receita a apurar as reclamações e rever o sistema. Segundo a Receita Federal, o programa de preenchimento da declaração do IRPF 2008 sofreu uma alteração no campo de dependentes, pois o sistema registrava todos os dependentes com a mesma data de nascimento, o que gerou preocupação entre os contribuintes. A pergunta que fica é: o que acontece com quem já declarou? Receita descarta problemas De acordo com a Receita Federal, quem enviou a declaração antes da alteração do programa da Receita não deve se preocupar. "A dificuldade que algumas pessoas tiveram, ao preencher a data de nascimento de mais de um dependente, não causará problema aos contribuintes", informou a assessoria de imprensa do órgão. "Como foi um erro da Receita, não seria correta cobrar nada do contribuinte", adicionou a assessoria, ao explicar que nenhum contribuinte terá a declaração retida por conta dessas datas equivocadas. CPF para maiores de 18 anos Uma das novidades da Receita para este ano é a obrigatoriedade do preenchimento do CPF para maiores de 18 anos. Segundo o órgão, mesmo que o sistema impedisse que o contribuinte preenchesse a data correta do nascimento deste dependente maior de idade, o CPF deveria ter sido informado. A Receita terá como cruzar os dados com declarações passadas, para confirmar a idade correta de cada dependente listado. Alteração do programa De acordo com a Receita, o programa já foi alterado e agora a versão disponível para o download é a chamada 1.0a. "Ao abrir a página da Receita para baixar o programa, o contribuinte já terá acesso à nova versão". Para se certificar de que o preenchimento realmente acontece na versão atualizada, basta clicar no ícone "Ajuda", no topo da página do programa, e escolher "Sobre o IRPF 2008". No canto esquerdo da página, aparecerá a versão que está sendo utilizada, neste caso, 1.0a. Segundo a assessoria de imprensa, apesar de o erro na antiga versão não interferir nem causar problemas ao contribuinte, a dica é que, caso a pessoa tenha feito o download, mas não tenha, ainda, enviado a declaração, baixe o novo programa, com as referidas atualizações. Outras mudanças A assessoria informou, ainda, não ter informações sobre outras mudanças do programa.

Fonte: InfoMoney

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.