x

Remuneração

Salário líquido e bruto: cálculo, descontos e a diferença entre as remunerações

Confira quais descontos são aplicados sobre o salário bruto e saiba quanto você vai receber no final do mês.

26/10/2021 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Salário líquido e bruto: cálculo, descontos e a diferença entre as remunerações

Salário líquido e bruto: cálculo, descontos e a diferença entre as remunerações Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Há uma grande diferença entre o salário bruto, aquele registrado na carteira de trabalho, e o salário líquido, que é o valor que o trabalhador recebe, de fato, no final do mês após os descontos oficiais obrigatórios. 

Por isso, o Portal Contábeis te explica como é calculado o salário e, consequentemente, te auxilia na sua organização financeira.

Salário bruto

O salário bruto, também chamado de salário base, é a remuneração que um trabalhador recebe por mês, sem considerar os descontos oficiais obrigatórios, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o Imposto de Renda.  

Geralmente, quando o empregador propõe um contrato de trabalho, o valor do salário estabelecido é o bruto, ou seja, sem os descontos aplicados.

Descontos 

No geral, esses descontos são a contribuição com o INSS e Imposto de Renda retido na fonte.

Essas são as contribuições obrigatórias que se aplicam a todo o empregado CLT, mas empresas também podem descontar outros descontos – como vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde, etc. Vale dizer, portanto, que isso varia de empresa para empresa.

Também é importante lembrar que tanto a parcela do IR retido na fonte quanto a contribuição com o INSS são progressivos. Ou seja: quanto maior for seu salário, mais imposto será retido na fonte e maior será sua contribuição com o INSS.

O Imposto de Renda Retido na Fonte, por exemplo, vai da faixa de 5% até 27,5%, a depender do salário bruto do trabalhador – mas também pode não existir, se o trabalhador for isento. Por isso, esses valores variam conforme o salário bruto que você receber.

Salário líquido

Já o salário líquido é o valor final da remuneração, depois de passar pela dedução de todos os impostos oficiais obrigatórios. 

Ou seja, o salário líquido é a quantia que o trabalhador receberá em mãos, ou em depósito na conta bancária, no fim do mês.

Ao saber qual é o seu salário bruto, é mais fácil calcular o salário líquido, assim como calcular quais são os descontos que serão aplicados.

No holerite mensal, ou demonstrativo de pagamento, é possível conferir qual é o seu salário bruto e também quais são os descontos que são aplicados, tal como os valores de cada um deles.

Com informações do Nubank

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.