x

Fiscalização

Marco regulatório trabalhista: especialistas criticam exclusividade de fiscalização

Decreto 10.854/2021 que simplifica normas trabalhistas dá exclusividade de fiscalização aos auditores-fiscais vinculados ao Ministério do Trabalho e da Previdência.

12/11/2021 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Marco regulatório trabalhista: especialistas criticam exclusividade de fiscalização

Marco regulatório trabalhista: especialistas criticam exclusividade de fiscalização Pexels

Nesta quinta-feira (11), o Governo Federal publicou um decreto que simplifica as normas trabalhistas e determina que a atividade de fiscalização de relações de emprego é exclusiva dos auditores-fiscais vinculados ao Ministério do Trabalho e da Previdência.

De acordo com o texto, "compete exclusivamente aos auditores-fiscais do trabalho do Ministério do Trabalho e da Previdência a fiscalização do cumprimento das normas de proteção ao trabalho e de saúde e segurança do trabalho".

Além disso, o decreto confere o título de autoridade nacional de inspeção no trabalho a esses profissionais.

Os procuradores afirmam que a exclusividade pretendida pelo Executivo não tem respaldo legal e pode gerar insegurança jurídica para as atividades do Ministério Público e outras autoridades que participam da fiscalização trabalhista, como a Polícia Federal e o Corpo de Bombeiros.

Em nota, o Ministério do Trabalho citou o artigo 626 da CLT, que diz que "incumbe às autoridades competentes do Ministério do Trabalho, ou àquelas que exerçam funções delegadas, a fiscalização do fiel cumprimento das normas de proteção ao trabalho."

"Assim, portanto, a consolidação normativa traz segurança jurídica aos administrados sobre a competência para fiscalização do trabalho, realizada por servidores integrantes da carreira de auditor-fiscal'', afirmou a pasta.

Já os procuradores lembram que o governo já tentou instituir a exclusividade por meio da medida provisória da minirreforma trabalhista, que acabou derrubada pelo Senado, e agora tenta alcançar o objetivo via decreto.

Com informações da Folha de São Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.